quinta-feira, 30 de julho de 2009

Série POLÍTICA


Ontem, cheguei a uma conclusão: criarei uma série de posts dedicados à política. O objetivo principal é orientar um pouco as pessoas sobre a importância deste assunto. Não sou um cientista político e, por este motivo, não entrarei em detalhes. Também não sou um jurista para desmembrar as assembléias, mas sei o suficiente para ter consciência política e isto é o que quero despertar nos leitores.

Pensei em apresentar a relação da política com a filosofia, mas meus conhecimentos nesta área ainda não são suficientes para escrever algo completo. Portanto vou focar em três pontos:
1 - Demonstrar a diferença entre as formas de gestão dos Estados modernos: o comunismo de Cuba, o Parlamento inglês, o pseudo-comunismo Chinês, a democracia brasileira, e outros modelos;
2 - Explicar como funciona a democracia brasileira: o que fazem -ou deveriam fazer- os senadores, os vereadores, os deputados, etc.
3 - Explicar por que esta democracia não tem funcionado em nosso país.
Entre um post e outro irei apresentando a série.

Qual o objetivo disto?
Se eu conseguir que uma pessoa acompanhe a série e, nas próximas eleições, assuma uma postura mais responsável na hora de votar, terei alcançado meu objetivo. Qualquer coisa acima disto, superará minhas expectativas.

3 comentários:

  1. Vou acompanhar, apesar de ter minha postura política fortemente embasada, e com um argumento que não conseguiu ser derrubado ainda..veja bem...ainda...vou acompnhar, quem sabe falta um bom contra-argumento?
    bj

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver, talvez iremos concordar em uns posts e discordar em outros, mas se conseguirmos dispertar um instinto democrático/cidadão nas pessoas que acompanharem, o bem maior será realizado.

    ResponderExcluir
  3. Sim, com certeza!! Se quiser, tem alguns geógrafos tradicionais que falam muito bem de política e filosofia, uma visão da relação entre a sociedade e a política, aprofundado. Posso te indicar!!! No curso de geografia existem algumas disciplinas onde a discussão sempre gira em torno destas questões. Sempre fui ativa neste sentido, apesar de não ser a área que mais gosto na GEO. No teu último texto fala sobre fronteira e Estado. Sobre este assunto então, nossa, existem milhares de discussões sobre isso, e vertentes das mais variadas, principalmente na chamada escola da Geografia Crítica. Para quem gosta vale muito a pena se aprofundar, questões que muitas vezes a visão geral passa por cima.
    Só não leia Miltom Santos, eu não indico!

    abs

    ResponderExcluir