quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Importância do Significado e do Propósito

Li certa vez um conceito filosófico oriental fascinante. Dizia, mais ou menos, assim:"Para tudo na vida, você deve alinhar o significado ao seu propósito. Um cardápio significa uma lista de pratos e seus respectivos preços e o seu propósito é auxiliar os clientes do restaurante na escolha do seu prato. Porém, um cardápio em latim, para quem desconhece o idioma, continua tento o mesmo significado, mas irá perder o seu propósito".

Ano passado, conciliava a rotina de trabalho e de estudos para o vestibular da UFRGS. Sempre quis estudar em uma universidade federal e sabia que com o conhecimento que iria adquirir lá, teria o cargo que sempre almejei em uma grande empresa. Em meio a este momento, recebi uma proposta de emprego. Era muito boa. Embora fosse de uma empresa pequena, o salário era bom e a posição dentro dela privilegiada. Na época, estava desmotivado com o meu emprego e, apesar de estar em uma grande empresa, não estava fazendo o que gostava de fazer. Minha dúvida era: "Emprego desmotivador ou super oportunidade?" Meio óbvia a escolha, porém algo me deixava inquieto.
Em pouco tempo percebi que era o vestibular. Claro, no momento que aceitasse a proposta, teria que me dedicar integralmente ao trabalho, inclusive após o horário, e isso iria impactar nos meus estudos. A dúvida passou a ser: "continuo estudando para a UFRGS ou aceito o novo desafio?". Pedi diversos conselhos, mas nenhum tirava aquela dúvida da minha cabeça. Foi ai que recorri à filosofia.
Lembrei-me do ensinamento oriental e propus uma introspecção a respeito, questionando-me: "qual o significado de trabalho e qual o seu propósito, para mim". Bom, conclui que o significado era ganhar dinheiro. Para mim, trabalhar resume-se a isso. Por mais frio que possa parecer a análise, não consigo ser hipócrita. Aquele papo de que o trabalho enobrece o homem é verdade, mas não acordo todos os dias às 06h para coletar minha dose diária de nobreza. Faço isso porque tenho contas a pagar e realizações a conquistar. Portanto trabalhar significa sim -pelo menos para mim- ganhar dinheiro. E o qual o propósito de ganhar dinheiro? Conquistar meus ideais de vida. Então percebi minha inquietação.
Aceitar aquele emprego ia de encontro ao meu significado, pois ganharia mais dinheiro, mas conflitava com o meu propósito. Tinha na UFRGS um ideal de vida, assim como um cargo importante em uma grande empresa. Teria, portanto, que me desfazer de meus ideais para que a mudança mantivesse o propósito e não queria isso. Acabei não aceitando a proposta. Hoje, meu trabalho é motivador e estudo na federal.

Portanto quando estiver com dúvida, desmotivado, insatisfeito com a vida ou com aquela sensação de que você não realiza nada substancial, reflita sobre o significado do que lhe preocupa e se ele está alinhado com o propósito que tem para você. Procure fazer isso antes de você se sentir como um cardápio escrito em mandarim em um restaurante cheio de americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário