sábado, 4 de julho de 2009

Aos profissionais descontentes

A carreira de qualquer profissional passa por altos e baixos. É comum, em um momento de baixa, atribuirmos a responsabilidade da situação, única e integralmente, à nossa empresa. Comumente nos observamos questionando-a por não investir em seus funcionários e não apresentar a mesma linha de benefícios das suas concorrentes. Tenho uns conceitos meio radicais sobre empresas capitalistas (meus colegas sabem disso) e destaco três deles:

1º A empresa que lhe contratou não é uma ONG e não foi fundada pela Madre Teresa, ou seja, ela visa o lucro. Você é apenas um mecanismo para ela obtê-lo;

2º A carreira é sua e o negócio é da empresa! Saiba (se não souber, aprenda) distinguir ambos para dedicar mais energia à sua carreira. Seja um excelente profissional sempre e, consecutivamente, apenas preocupando-se com a sua carreira, estará contribuindo de forma significativa para o negócio da empresa, que, em resumo, é lucrar.

3º Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então peça demissão. É medíocre um "profissional" que passa o dia falando mal da corporação para qual trabalha, questionando seus métodos e criticando os colegas. Em síntese, fazendo um trabalho cretino porque está insatisfeito.
Ao assistir os vídeos abaixo (do consultor de carreira Waldez Ludwing), identifiquei-me muito com todos e reciclei algumas idéias sobre empreendedorismo. Recomendo mesmo. Justifica o investimento do tempo:

Entrevista para o Sem Censura

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3



Entrevista no Programa do Jô

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário