domingo, 12 de julho de 2009

O Ministério da Saúde adverte: política econômica pode levar à morte.

Toda vez que ia a estes mercadinhos que vendem cigarro no caixa, e lia aqueles anúncios (como esse ao lado) do Ministério da Saúde, pensava: "Nossa, esses caras se preocupam com os fumantes. Sempre tentado apertar o cerco nos cigarros. Seja com publicidade pesada, seja encaminhando leis agressivas". Mas, ao lembrar-me das palavras do meu tio, quando eu ainda tinha 10 anos, mudei de opinião.

Tenho um tio que é agricultor e planta fumo. Quando criança, passava minhas férias na casa dele e um dia o vi fumando um palheiro e disse: "Tio, não fuma isso que vicia!!!" e ele respondeu-me: "esse aqui é fumo puro filho e não cigarro". Aquilo foi novo para mim, pois, até então, acreditava que fumo e cigarro fossem sinônimos. Depois de descobrir que compostos, como a nicotina, são adicionados ao cigarro para provocar o vício é que entendi o que o meu tio dizia.

O Ministério da Saúde conseguiu aprovar a lei que impede a publicidade de cigarros. Fico imaginando quantas empresas não foram afetadas com isso. Jornais, emissoras de TV, publicitários, empresas de marketing e até eventos foram impedidos de vinculo ao cigarro. Mas se o objetivo é evitar que as pessoas morram de câncer, tenham impotência, provoquem doenças respiratórias em crianças que fumam de maneira passiva e todos os alertas que eles fazem nessas campanhas, como as do mercadinho que citei, por que eles simplesmente não determinam a retirada da nicotina dos cigarros? Assim, eliminariam o vício das pessoas.

Quando achei que tinha aprendido tudo sobre tabaco com meu tio, veio o último ensinamento ao ler o site de Economia do jornal O Estado de São Paulo. Lá, uma reportagem destacava que o governo havia aumentado 20% o IPI cobrado na venda do cigarro para compensar as reduções nos automóveis e nos eletrodomésticos brancos.

Portanto se o Ministério da Saúde realmente se preocupasse com os fumantes, ao invés destes anúncios de mau gosto, simplesmente transformariam o industrializado cigarro em fumo interiorano. Infelizmente, para a administração pública, salvar vidas não é um bom negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário