quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cuidado com o que você valoriza!


Ontem, ao ver meu time perder; e não apenas perder, mas tomar um "chocolate" no primeiro tempo; sai do estádio chateado, porém não abalado como em outras vezes. Fiquei pensando o porquê desta reação apática e desalinhada ao fanatismo do futebol. Foi quando recordei da filosofia.
Há uma doutrina na filosofia chamada Estoicismo. O conceito central do estoicismo é valorizar somente aquilo que ninguém pode tirar de você. O valor, então, é encontrado em coisas como a virtude.
Não valorizo o título. Se valorizasse isso, daria ao Corinthians o poder de alterar os meus valores. Também não posso valorizar a bravura do time, ou juntar-me-ia, às épocas de vacas magras, à turma do Portão 8. O que valorizo é o meu espírito de torcedor. Ninguém muda isso, pois é uma virtude. Gritei, cantei e empurrei o time até onde foi possível (aos amigos gremistas, recomendo que façam o mesmo).
Isso nos leva a uma reflexão que transcende ao futebol: o quanto valorizamos o materialismo. Pense em quanto poder um ladrão de carros tem sobre aqueles que não aperfeiçoaram uma atitude estóica. Muitos são os que valorizam mais o seu cargo dentro de uma corporação do que a sua carreira profissional. Estes pobres delegam aos seus líderes o poder de alterar seus valores.

Reflita sobre os seus valores e não tenho dúvida que terá uma vida mais tranquila e focada no que realmente é importante. Enquanto a maioria dos colorados passam seu pior dia nos últimos anos, sigo em frente em um dia absolutamente igual aos demais.

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário