segunda-feira, 6 de julho de 2009

Inteligência é opcional!

     A inteligência é, simplesmente, por definição, a faculdade de raciocinar, de interpretar e de entender. Por sua vez, define-se ignorância como a falta de instrução; desconhecimento.
     Ora, tudo parece muito óbvio. Façamos um silogismo rápido e perceberemos que se o inteligente é o oposto do ignorante, o ignorante, como vimos, é o desprovido de conhecimento, logo, o inteligente é aquele que possui conhecimento! (uaauu!)
     Calma, não é tão simples assim. O conhecimento vem a partir das informações que absorvemos (sejam elas transmitidas em uma sala de aula, em uma revista, em um livro, em um filme, em uma estação de rádio, etc), portanto uma pessoa inteligente é apenas alguém com a capacidade de transformar informação em conhecimento e é justamente ai que eu quero chegar.
Pense em uma pessoa que você considera muito inteligente. Tente encontrar mais uma (será difícil, mas esforce-se). Reparou que elas possuem uma característica em comum: o gosto pela leitura? Por que isso? Há duas formas de você adquirir informação: de forma passiva e de forma ativa.
     De forma passiva, como diz o nome, você apenas receberá a informação. Não a classificará, não a trabalhará, não a julgará. Nada! Apenas receberá da forma como ela está sendo transmitida. E quem define como ela será transmitida? Bem lógica esta: o veículo de comunicação que você escolheu. A televisão é a maior fonte de informação passiva das pessoas atualmente. No Brasil, segundo o IBGE, 95% das casas possuem uma televisão! Sim, isso mesmo: 95%!!! O mais incrível é a fidelidade das pessoas às suas emissoras. Muitos programam sua televisão para já ligarem na Rede Globo, por exemplo. E ali ficam. Assistem a novela das 6h de relance, o jornalzinho regional tomando um mate, a novela das 7h, que carinhosamente recebe o apelido "novelinha", jantam com o Jornal Nacional e param tudo, mas tudo mesmo, para contemplarem sua maior devoção: a novela das 8h. Concluímos então que as emissoras de televisão, principalmente a Globo, são as maiores fontes de informação das pessoas no nosso país. Reparou o poder que delegamos à elas? Justamente o poder de determinar como será a nossa inteligência.

     Ao ler, sua comunicação passa, necessariamente, a ser ativa. Você define a informação que irá receber e transformar em conhecimento. Quanto mais diversificar a sua leitura, maior será a abrangência das suas informações e maior será o potencial da sua inteligência. Ao ler o mesmo assunto em veículos diferentes (dois jornais diferentes, um blog e uma revista, por exemplo) você terá mais subsídios para interpretar a informação e entendê-la melhor. Comparando as notícias, você conseguirá perceber a tendência dos veículos. Faça esse exercício e perceba como eles são tão opostos quando criticam determinados políticos (santa ingenuidade, por que será?). Você logo encontrará os veículos mais imparciais e os utilizará com maior frequência.

     Há quem considere os filmes excelentes fontes de informação. A convicção está correta, até porque, apesar da comunicação ser passiva, a maioria deles são baseados em livros. Porém, fica a pergunta: como você chegou aos últimos filmes que você assistiu? Você foi à locadora ou ao cinema, leu a sinopse de um filme, se interessou por ele e decidiu que iria assistir ou já chegou perguntando se o filme "XYZ" estava locado ou em cartaz, descrevendo-o como aquele que todos estão falando e que as propagandas de televisão apresentam? Se a segunda questão foi o seu caso, você não escolheu o filme e sim ele que "invadiu" a sua casa (um termo muito utilizado pelas emissoras de TV, inclusive). Ou seja, novamente você estará permitindo que definam qual informação você irá receber.

     Portanto o que difere o ignorante de um inteligente não é a sua capacidade mental, como muitos, erroneamente, atribuem, mas sim a capacidade de transformar informação em conhecimento. A quem não se considera muito inteligente e pensa que isso é apenas uma herança de suas a sua família, pensem bem e talvez conseguirá perceber que você não herdou a ignorância de seus progenitores e sim o hábito de limitar suas fontes de informações às formas passivas. Mude isso! Dê um tempinho para sua TV e vá buscar informação em outras fontes. De certo modo, você já está fazendo isso agora. Parabéns!

3 comentários:

  1. Parece cliche: "Uau, como você é inteligente" ... mas se todos pensassem assim, como voce, e tivessem essa ousadia de questionamentos sobre o assunto, com certeza muitas pessoas ja teriam largado suas televisoes para algo mais útil...
    Amei teu post! ^^ continue assim, muito interessante teu blog :)

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia pensar é uma coisa rara, as pessoas cada vez mais estão sofrendo de preguiça mental. Sem estimulação tendemos a nos tornar acomodados, conformistas. É impressionante a ausência de curiosidade intelectual, a falta de questionamentos, de associação de idéias, uso da intuição, o exercício de olhar as coisas sob diversos ângulos.
    Talvez por isso seja realmente mais fácil delegar os limites da inteligência as redes de TV.

    ResponderExcluir
  3. O Homer é o melhor exemplo da inteligência de quem passa tanto tempo na frente da TV.
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir