sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Clockwork Orange (Laranja Mecânica)


Achou Pulp Fiction fichinha, mas continua considerando seu diretor maluco? Pois é, eu era um desses até conhecer o pai maior do Tarantino: Stanley Kubrick.

Descobri o diretor após assistir A Clockwork Orange. O filme é um clássico por ser absolutamente maluco e ainda transmitir uma mensagem. Porém, neste caso, não saberia responder se o mérito maior é da direção, por conduzí-lo de forma única, ou do autor do livro que deu origem a tudo, o escritor Anthony Burgess. Para se ter uma idéia a narração é feita em um idioma próprio, o Nadsat. Para quem assistir ao filme, será comum ouvir os termos drugo, chavalco e, principalmente, moloko.

Ao final, mesmo os mais conservadores perceberão que assistiram a um clássico, devido à temática do filme. Seu tema é o comportamento da sociedade com os ex-prisioneiros. Somos instigados a nos questionar de como os tratamos. Não os acolhemos e os re-interamos por medo ou por preconceito? Embora muitos aleguem que por medo, quem assistir ao filme poderá perceber que, talvez, agissem com mesmo preconceito de diversos personagens.

Aos drugos, um bom filme!

2 comentários:

  1. Concordo, este filme, mudou minha vida, o livro então, indescritível. Realmente atribuir o mérito somente ao Kubrick faz menosprezar o talento do Burgess, que por sinal possui outros livros inquietantes, como "Macho ou Fêmea".

    ResponderExcluir
  2. Vivaaaaaaa Kubrick, vou seguir teu blog!!!

    ResponderExcluir