quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Série POLÍTICA: Paradoxo partidário I


A partir de agora já posso dar minhas opiniões políticas.
No último post da série, comentei sobre a influência dos regimes e das teorias organizacionais nos partidos políticos. Então, vamos direto ao assunto.

Todos sabem (infelizmente, pois somos bombardeados em relação a este assunto pela grande mídia) que nos EUA há dois partidos majoritários (diferentemente do que muitos pensam, não são os únicos): Republicano e Democrata. O primeiro preocupa-se em defender a reputação do país no exterior e o segundo em defender o país internamente. Isso explica por que o governo Bush preocupava-se com a Guerra do Iraque, enquanto seu país afundava em uma crise. Quando os americanos percebem que os assuntos internos precisam de atenção, elegem um político democrata (como ocorreu nas últimas eleições). Mas e no Brasil? Você saberia quais os dois regimes e/ou teorias prevalecem?

Mais infelizmente ainda, poucos sabem disso. Bom, na função que assumi, tentarei esclarecer. Por aqui, a exemplo dos EUA, embora existam outras linhas de governo, apenas dois são majoritários: os partidos socialistas (pT, pTb, pSb, ppS, pcO...) e os partidos democráticos (pmDb, pDt, psDb, DEM...). Quando os democráticos estão no poder, as políticas visam a nação como um todo. No governo FHC eram comuns os planos de privatizações, a implantação de impostos que atingiam toda a população, políticas externas mais agressivas e, principalmente, a estabilização econômica. Agora, com o Lula no poder, dentro da linha social, o foco é o Bolsa Família, o Fome Zero, o Energia para Todos, o PAC da Rocinha, o fortalecimento das empresas estatais e a redução de imposto em produtos populares.

Tudo é muito simples e claro, embora a realidade mais próxima de nós seja a mais distante da nossa visão (nossa! poético isto!)

O paradoxo que citei no título está nas pessoas não perceberem ou não se interessarem por isso. Está em um favelado votar em um político democrata ou um empresário votar em um socialista.


___________________
Posts anteriores da Série:
http://taosofia.blogspot.com/2009/07/serie-politica_30.html
http://taosofia.blogspot.com/2009/07/serie-politica-definicoes-basicas-i.html
http://taosofia.blogspot.com/2009/08/serie-politica-conceitos-basicos-ii.html
http://taosofia.blogspot.com/2009/08/serie-politica-definicoes-basicas-iii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário