quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Série POLÍTICA: Definições Básicas III

Agora o assunto começará a ficar interessante. Vamos as últimas definições básicas:

- Regime Político;
- Teoria das organizações econômicas.

(o interessante é descobrir que nossos partidos políticos nasceram a partir da ideologia dos regimes ou destas teorias. Seriamos menos descontentes com a política se não fossemos tão alheios a isto, mas este será o assunto do próximo post da série).


Regime Político

1 - Democrático
Os regimes políticos democráticos se caracterizam por eleições livres, liberdade de imprensa, respeito aos direitos civis constitucionais, garantias para a oposição e liberdade de organização e expressão do pensamento político.

2 - Autoritário
Os regimes políticos autoritários operam através da suspensão das garantias individuais e das garantias políticas. Nestes regimes, as normas constitucionais são manipuladas ou reeditadas conforme os interesses do grupo ou partido que detêm o poder. Este é o exemplo das ditaduras.

3 - Totalitário
Muito semelhante ao modelo autoritário, porém no totalitarismo o poder é concentrado na figura de um líder supremo. Exemplos: Alemanha de Hitler, União Soviética de Stalin, Venezuela de Chaves.


Teoria das organizações econômicas

Não irei explicar as origens e a história de cada teoria. Apenas irei sintetizar como cada uma se aplica atualmente (do ponto de vista acadêmico, resumirei de uma maneira bem grosseira). Também não citarei todas, mas apenas aquelas que mais interessam para falarmos de política.

Linha Republicana
O foco aqui é a República, no caso, o poder do país. É uma linha quase competitiva, pois a prioridade de governo é transformar a nação em uma potência respeitada pelos demais países. Quando mais forte o país for na visão global, mais os ideais republicanos estão sendo atingidos. Sua prática é difundida em países como França e EUA.

Linha Democrática
Defende que o crescimento de um país precisa ser igualitário entre as suas clases. Se o pobre ganha, o rico deve ganhar na mesma proporção. Utiliza o capitalismo (outra teoria) como base. Em governos democráticos, é comum vermos privatizações, grandes empresas recebendo subsídios, bancos sendo resgatados e outras ações do gênero. Na sua visão, quando o grande ganha, os pequenos também ganham (uma grande empresa sustenta diversas pequenas empresas). Boa parte dos partidos políticos brasileiros são democráticos.

Linha Socialista
O trabalhador e o povo devem ser beneficiados. Nesta teoria, os grandes não podem ganhar na mesma proporção dos pequenos, pois isto seria injusto. Os socialistas defendem a propriedade coletiva dos meios de produção, ou seja, a visão aqui é do coletivo, mas estagnando aqueles que têm muito e investindo naqueles que têm pouco, e ai tentando encontrar um equilíbrio. Para Karl Marx, esta seria a transição do Capitalismo para o Comunismo. Quando um governo socialista está no poder, é comum ouvirmos falar em estatização, re-negociação de acordos internacionais (Evo, na Bolívia e Lugo, no Paraguai) e fortalecimento das empresas públicas (Lula, no Brasil, ao investir na Petrobrás).

Linha Comunista
A diferença desta para o socialismo é que no comunismo a propriedade deixa de ser privada e passa a ser do Estado. Desta forma, o governo decide como distribuir as riquezas e as terras.


___________________
Posts anteriores da Série:

http://taosofia.blogspot.com/2009/07/serie-politica_30.html
http://taosofia.blogspot.com/2009/07/serie-politica-definicoes-basicas-i.html http://taosofia.blogspot.com/2009/08/serie-politica-conceitos-basicos-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário