terça-feira, 11 de agosto de 2009

Batida de Banana: dinheiro não traz satisfação.

Acabei de chegar da academia. Faminto, pensei: "o que comer que não seja muito pesado para quem precisa dormir daqui a alguns minutos?". Abri a geladeira, debrucei-me sobre sua porta e parei-me a observar seu interior. Dali, peguei o leite. No cesto de frutas, lá estavam elas, as bananas. Acrescentei um gelinho, meu barulhento liquidificador e pronto: batida de banana! Olhava para o jarro e pensava o quanto eu era um felizardo por ter aquilo. Mas como ter tanta satisfação com algo tão simples?

Fui criado em uma família de quatro irmãos, uma mãe auxiliar de enfermagem e um pai auxiliar de pedreiro. A formação acadêmica deles só era menor que seus saldos bancários. Mesmo assim, não lhes faltou destreza para criar a prole. Fomos ensinados a respeitar e a conhecer o valor de tudo e sabíamos bem que nada era de graça.

Meus pais criaram mecanismos interessantes de controlar o ímpeto de suas crianças. Havia o grande e esperado momento do dia. Eu e meus irmãos, enquanto minha mãe se movimentava na cozinha, ficávamos feitos gatos rodeando o dono quando ouvem o barulho da tigela. Adivinhe o que ela ia fazer? Sim, batida de banana! Prático, rápido, saboroso e, acima de tudo, barato! Era um copo para cada filho e, às vezes, até sobrava um pouco para mais um gole. Nós adorávamos aquele momento do dia.

Aprendi com meus velhos muito mais do que gostar de batida de banana ou saber que tudo custa dinheiro. Eles ensinaram-me que dinheiro não compra satisfação. Já vi pais gastarem uma boa grana no Mcdonalds e não conseguir cultivar nos seus filhos o que meus pais conseguiam com um copo de batida.

3 comentários:

  1. Ter os pais juntos já é um grande presente, principalmente atualmente. Também adorava batida de banana e pão com patê, comia muito, era magra de ruim. Pais separados desde muito cedo..nenhum com formação acadêmica, mas meu pai do tempo que se aprendia fazendo , trabalhou desde os treze, por isso era respeitado por seus colegas, onde so parou de trabalhar 2 dias antes de ser internado para não sair mais. Minha mãe teve q parar de estudar quando casou com ele, machiiista, mas quando se separaram ela lutou, e concursou...passou, e hj e funcionaria publica. O valor das coisas são muito mais saborosos quando são conquistados com dedicação...não é?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. As coisa mais simples da vida, são sem dúvidas as mais extraordinárias, nos dão real emoção, marcando para o sempre e deixam saudades...pena que a grande maioria das pessoas não pensam dessa forma, acredito até que somente os sábios conseguem vê-las...
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Olá .. permitindo a invasão ...
    lembrei-me da minha infância, que também tinha muita batida de banana, que amava .. hoje em dia, ainda adoro, mas vem aquela paranóia... Engorda!
    Mas paranóias de beleza a parte, exatamente o mesmo sentimento me veio. E meus pais, ainda cultivam este sentimento. Simples, mas com poucos grãos fazem um banquete recheado, além de nutrientes, simplicidade e carinho. Isso vale mais que uma festança no MacDonald's !!
    bjs

    ResponderExcluir