domingo, 23 de agosto de 2009

Consumo Local

Sou um cara estranho. Não que eu aparentemente seja assim ou que meus padrões de comportamento classifiquem-me desta forma, mas apenas tenho umas manias estranhas (acho que todos nós temos, mas não tentarei buscar solidariedade ao meu estranhismo).

Vou falar sobre uma das minhas manias. Esta se manifesta quando vou ao mercado. Tenho o hábito de ler a embalagem de todos os produtos que compro para saber onde eles são fabricados, para só então comprá-los. O motivo pelo qual faço isso é para tentar comprar o máximo de produtos fabricados na minha região. Mais precisamente, no meu estado.

Sempre achei isso meio birutice, ou, como supra classifiquei, "estranhisse". No entanto trata-se de um auspicioso gesto muito em voga nos países de "primeiro mundo". Li no blog de Denis Russo que, nos EUA, este hábito tem "forçado" as grandes marcar a construir pequenas indústrias próximas a regiões em que esta tendência é evidente. Tudo isso porque as marcas que tinham unidade fabril próximas a estes locais representavam 60% das vendas, segundo os dados apresentados no blog.

Ver uma empresa sendo construída por que pessoas prestam atenção a embalagens é incrível. Isto expressa o poder que temos de promover mudanças. Ao invés de ficarmos questionando políticos por não incentivarem a construção de indústrias ou a geração de empregos na nossa região, podemos adquirir alguns hábitos, até então, estranhos e fazer algo que esteja ao nosso alcance e que realmente tenha efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário