quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aos amigos, nosso melhor!


Já pararam para analisar o quanto as amizades são importantes e o quanto as valorizamos? Para mim, é inexplicável, mas protegemos nossos amigos tal como um pai protege seu filho. Talvez, sejam os únicos a conseguir isolar nossos males e nos extrair a bondade da essência.

Tive um líder, certa vez, que não se permitia ser agradável. A convivência com ele era instável, mas a grosseria era constante. Sempre achei que ele devia ter diversos problemas em casa para tratar as pessoas daquele modo. Certa vez, o ouvi conversando com um amigo ao telefone e fiquei surpreso. Ele conseguiu ser simpático, carismático e complacente. Algo inusitado para mim, vindo dele. Pensando bem, acho que todos somos, pelo menos um pouco, como o meu ex-chefe.

Lembro de vezes que me indispus no trabalho por estar com problemas em casa, e vice-versa. Em certaz ocasiões, fui grosseiro com meus pais por estar com dificuldade financeira. Outro exemplo é quando estou namorando. Questiono-me por que não consigo ter a mesma paciência com as pobres companheiras, como tenho com aqueles caras feiosos e peludos.

No geral, protegemos nossos amigos de nossos problemas. Quando os transbordarmos com eles, o fazemos apenas par pedir ajuda. Podemos cometer o erro de absorver problemas de um lado e de descarregá-los em outro, mas este equívoco passa longe dos amigos.

Não sei explicar o que envolve as amizades, mas sei que elas isolam nossos males e nos extraem toda a bondade que temos. Portanto sejam amigos de seus parentes, de seus colegas e de suas (seus) namoradas (os). Tenham diversos amigos verdadeiros e reconheçam que eles , junto com nossos pais, são o que temos de mais importante na vida.




O aniversariante do dia e inspirador do texto, meu amigo "Pexê", é uma destas pessoas importantes na minha vida.
Já que eu sou ateu mesmo, forte abraço meu velho e feliz ano novo. Que 0026 seja um ano de melhores realizações do que as melhores de 0025!
.
.

Um comentário:

  1. Que verdade verdadeira..que enigma sermos tão complacentes, altruístas e compreensivos com nossos amigos. E por que não conseguimos ser igual no resto da vida social?

    Bela pergunta

    ResponderExcluir