domingo, 2 de agosto de 2009

Preserve os Seres Humanos


Li esta semana sobre a proliferação das águas-vivas. Na matéria, relacionavam o fato ao aquecimento global. Para quem já assistiu ao filme do Al Gore -Verdade Inconveniente-, não há como discordar desta relação.

Nestes últimos anos, Aquecimento Global tem virado moda e a frase "Salvem o Meio Ambiente" cada vez mais utilizada como seu slogan, porém há um erro nesta frase.

Na semana passada, enquanto ia até a casa de um grande amigo meu -abraço Pexê-, passava pelo bairro onde vivi minha infância. Lá, vi uma casa que, naquela época, apesar de recém construída, fora abandonada. Hoje, ela está completamente tomada pelo mato. A vegetação emerge do concreto. Chega a ser impressionante. As formas da residência estão comprometidas pela ondulação das gramíneas. Todos nós já ouvimos, pelo menos uma vez, a expressão "cuida bem ou o mato toma conta" e esta frase sintetizava a cena, mas já retomo o assunto e explico a relação.

As transformações que estamos causando na Terra, sem dúvida, em pouco tempo, desencadearão no fim da nossa espécie. Seja por elevação do nível do mar, seja pela diminuição da produção de alimentos, seja pela proliferação de espécies controladas por animais que não resistirão ou seja por qualquer outra destas causas. A Terra, em pouco tempo, será um lugar inóspito e anecúmeno. Tomada por desertos. A poluição bloqueará a radiação solar. Nosso planeta será escuro, sem vegetação e com escassez de água potável. Os últimos seres humanos disputarão espaço com cadeias de insetos que se adaptarão ao novo ambiente, ou seja, tornar-se-ão mais nocivos. Enfim, chegará o dia em que o último ser humano irá morrer. E o Meio Ambiente?

Bom, este ai estará completamente devastado. DEVASTADO -o que é completamente diferente de extinto, que será o nosso caso-. Depois de alguns milhõezinhos de anos, a vegetação retornará e invadirá as ruínas de nossa extinta espécie. Nossos prédios, antes gigantescos e imponentes, serão como a velha casa do bairro da minha infância. Como não cuidamos da Terra, o "mato tomará conta". Com o retorno da vegetação, o ciclo que dá origem a vida retornará e, com ele, a chuva. A umidade e o calor criarão condições para o ressurgimento da vida vegetal e, em alguns outros bilhõezinhos de anos, a Terra será linda, verde e habitável. E nós continuaremos extintos.

Portanto vamos mudar nossos hábitos, ingressarmos em um padrão de consumo sustentável e aderir à causa da preservação. Porém não mais para salvar o Meio Ambiente, mas sim a nós mesmos!





(a imagem acima demonstra como a cidade de Shernobyl está em apenas 23 anos sem a interferência do homem)

2 comentários:

  1. É, com certeza, está correto em quase tudo!!!
    A única parte que discordo e com propriedade, pois tange em uma das áreas as quais sou especializada, pois meu co-orientador é climatologista e exige muito de mim nesta questão, é que não será em pouco tempo, só se estivermos falando em escala geológica, ou algo do gênero, para sermos extintos, eu digo. Quanto ao aumento das temperaturas, elas ocorrem naturalmente a muitos anos no nosso planeta, muito bem descritos pelos Ciclos de Millankovitch, que descreve o quão normal são as quedas e aumentos de temperatura - eras glaciais e interglaciais. Vou postar algo sobre as últimas tendências em estudos climatológicos, baseados no IPCC, que demonstram estas anomalias, este sim é o termo correto, relacionando a aquecimento global.
    O filme é muito legal, mas os estudos sobre o assunto não param no continente antártico e no pólo norte, estes tem trazido contribuições valiosas para o assunto.
    É legal entra no site do INPE, cheio de links sobre o assunto. Muito esclarecedor

    mas o assunto já mobiliza a massa

    bj

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, esqueci, o livro O macaco e a Essência, é muito legal, e fala sobre isso, tu ia gostar!!
    Óbvio: Aldous Huxley

    abs

    ResponderExcluir