domingo, 8 de novembro de 2009

O lado postivio da felicidade

Há algo intrigante na felicidade. Trata-se da enigmática alegria daqueles que possuem tão pouco. Sei que dinheiro e felicidade não estão associados, porém como fazer para evitar que uma situação de crise nos deixe demasiadamente preocupados e, consecutivamente, perturbe a nossa alegria?

Tenho um tio que, certa vez, passava por um péssimo momento financeiro. Agricultor, havia feito empréstimos para aumentar sua produção, mas as coisas não saíram consoante planejado. O clima (ou o tempo, já que a característica climática daquele ano não se repetiu) mudou e ele perdeu quase toda sua plantação. Sem colheita, sem dinheiro para pagar os bancos. Resultado: perdeu suas terras, sua casa e precisou da ajuda de seu sogro, outro agricultor, para ter onde morar e com o que alimentar a filha e a esposa.

Naquele ano, eu e meu pai, muito em função da preocupação do meu velho, fomos visitar meu tio. Preparei-me para deparar com a cara da decepção. Pensei na pessoa mais triste e acabada do mundo e sabia que aquela seria a expressão que receberia do meu, até então, sempre alegre tio. No entanto seu comportamento surpreendeu-me. Tratava-se do mesmo Pedro de sempre. Um homem alegre, bem humorado e trabalhador. Intrigado, perguntei-lhe como conseguia ser tão feliz diante daquela situação, e ele respondeu-me: "É que poderia ser pior. Quando achei que tinha azar, na verdade percebi que tinha muita sorte, pois a tia começou a trabalhar ao meu lado como nunca e percebemos que tínhamos parentes que se preocupavam conosco e estavam dispostos a nos ajudar". Sabem o que ele fez? Apenas enxergou o lado positivo da situação.

Há pessoas que precisam ser demitidas para engrenarem a carreira. Há os que precisam perder um parente para perceber o quanto aqueles que continuaram vivos são importantes. Meu tio era um agricultor bem simples quando tentou o empréstimo, antes mesmo de falir. Hoje, é um agricultor forte e muito respeitado na região, sem falar que sua família trabalha ao seu lado como ele nunca imaginou que pudesse ser um dia.

Toda e qualquer desgraça, decepção, má notícia, erro ou desapontamento possuem um lado positivo. Sempre, sem exceção, por menor que possa ser, ele estará lá. Ou teremos algo para aprender, ou estaremos tendo a chance de sairmos fortalecidos. Então, se temos algo positivo (aprendizado) e algo negativo (a dor, o arrependimento, a tristeza, etc) porque ficar com o negativo? Esqueça o negativo. Foque suas energias no lado positivo e poderá superar qualquer crise! A felicidade pode estar na nossa vida, porém, a forma como reagimos aos problemas podem nos impedir de perceber isto.

Um comentário:

  1. Pois é Júnior:

    a felicidade está sempre ao nosso alcance, o que não podemos é perder o foco, quando coisas ruins nos acontecem. Eu pereci por sucessivos fatos negativos.
    Sempre que vou sentindo a tristeza chegar eu penso que o que aconteceu de ruim nos ensina uma porção generosa de coisas. Se não se aprende sentindo felicidade constante (que é quase impossível), o que nos ensina? Eu diria que são as situações tristes, ou difíceis.
    Eu fico triste com aquilo que fugiu de minhas mãos, mas fico feliz por ter interpretado tão bem aquilo que eu sentia e ter permitido minha metamorfose.
    A felicidade é permitida...nenhuma outra pessoa nos trás, nos a convidamos.

    abs

    ResponderExcluir