quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Extinção: não discurse de cueca!


A ignorância me revolta na mesma proporção que os discursos prontos. Ontem, em uma aula de produção de textos, no meu curso de administração, os alunos tinham de analisar a figura de uma baleia sendo capturada por um grupo de homens e redigir um texto sobre o que a imagem lhes transmitia. Uma mente pensante foi capaz de escrever, mais ou menos, o seguinte: "o homem, com a caça predatória das baleias, está causando a extinção deste ser vivo. Quando a mata, o homem não reflete sobre o mal que está causando à espécie". Vamos às revoltas:


1 - Parte da turma adorou o texto.
2 - Quem é este homem destruidor e insensível?
3 - Predatória???

É bizarro que o discursos midiático consegue influenciar, ou melhor, cegar as pessoas. Ouve-se falar em caça "predatória" em jornais e em revistas, mas ninguém analisa, ou simplesmente desconhece, que predador é aquele que se alimenta a partir de um ser de outra espécie. As vacas podem até morrer por causas predatórias, mas não as baleias. Só há um país que ainda consome sua carne, o Japão, e mesmo assim o consumo é baixo. O grande motivador da caça é a extração das substâncias derivadas deste animal, como a obtenção de âmbar, por exemplo. Esta substância é utilizada, em larga escala, na perfumaria. Ela prolonga a fragrância e amplia a complexidade dos aromas. Outra utilidade de uma baleia morta é a extração de espermacete, que, por sua vez, é utilizada em cosméticos para maximizar seus efeitos revitalizantes.

A baleia não é morta pelo "homem" e os assassinos da foto tão pouco são predadores. Quem mata este animal somos nós, para nos sentirmos mais jovens e mais perfumados. Confesso que não leio a composição química dos perfumes que compro, porém não abro a boca para fazer discurso midiático massivo, deixando de analisar onde está a minha parcela de culpa no problema.

Como dizem aqui na minha terra, "posso não ser o mais correto, mas não saio por ai pregando moral de cueca"

5 comentários:

  1. Slogans. Não mensagens.


    Pense em scraps de orkut, com sua impessoalidade. São "slogans para não-indivíduos", e não "mensagens de um remetente para um destinatário".


    Adoraram, é?!


    ;)



    Abraços,








    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Junior!

    Observe:

    "pre.da.dor
    adj (lat praedatore) Zool Diz-se do animal que se alimenta de outros organismos. sm 1 Animal que se alimenta de outros organismos. 2 Qualquer agente que destrói o ambiente em que atua, ou elementos dele." (dic.Michaelis)

    Se você realmente odeia a ignorância deveria ter visto o dicionário antes...

    Mais:

    1-a frase parece ser bem genérica, não necessariamente excluindo "nós" da questão!
    2-O comentário era sobre a foto, não uma reflexão sobre a extinção das baleias!
    3-Se você é filósofo deve saber que existem diversas formas de se encarar uma situação, portanto, não se deve subestimar ninguém a fim de evitar a própria cegueira...

    Viva o conhecimento!

    ResponderExcluir
  3. 1º - A definição do dicionário concorda com o texto. Ela não deixa de estar certa, mas está incompleta. Talvez este seja o erro (buscar a definição certa nos lugares erradas) das pessoas que utilizam este jargão midiádito. Se quiser saber o que é predador, dentro da natureza, não pergunte a um "professor de português", mas sim a um biólogo. Fiz isso e compartilho com todos:

    "O predatismo, ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica na cadeia alimentar, em que animais de uma espécie, alocados em um nível trófico superior (predadores / caçadores). capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa), para sua alimentação."

    2º - QUERO FAZER UMA RETRATAÇÃO: Li o post novamente e senti que fui agressivo com os colegas que produziram o texto. Apenas quero deixar claro que a minha revolta não tem nada a ver com eles, apenas o fato me remeteu a algo que percebo todos os dias: as pessoas aceitam opiniões prontas, sem questionar sua origem ou tentar entender seu significado. Meus colegas são geniais. Talvez nunca tenham refletido sobre o assunto, mas isso não muda o fato de serem geniais (ainda mais se estiverem dispostos a refletir).

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Bom, aí é questão de compreensão...não creio que deva desconsiderar o dicionário, e isso não tem nada a ver com a mídia, para deixar claro.
    No momento em que o português excluir a biologia...ou qualquer outra ciência, estamos fritos!

    Portanto, se você considera predadores apenas os animais que matam os outros animais, enfim, tudo bem, é a sua visão.(OBS: na biologia, homens também são animais)

    Eu consideraria qualquer indivíduo que, de alguma forma, desequilibra o meio em que vive...
    Talvez o problema não seja a caça às baleias em si, mas a caça desproporcional, assim como ocorre com outros animais. Lógico que, hoje sim, o problema já está avançado, então necessitaríamos de outros meios para resolver isso...

    Havendo políticas firmes neste sentido, poderíamos ter melhores perspectivas.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito! Nossos posts geraram a reflexão em ambos e este é o objetivo, sempre!

    Espero que continue lendo e postanto suas idéias.
    Abraço!

    ResponderExcluir