quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Não é simples confiar!


A confiança, na minha humilde e humana opinião, vigora entre os mais nobres dos sentimentos. Não pela beleza do gesto, e sim pela sua incompatibilidade com uma série de sentimentos ruins, como orgulho, ansiosidade, insegurança, suspeita, preconceito, etc. Mas você confia em alguém ou em algo? Tem certeza? Então, não teria problema em testar isso, correto?

Primeiro, cuidado para não confundir convicção com segurança. Por exemplo: vá a uma fábrica que venda airbags e pergunte ao consultor de vendas se ele confia que alguém, a 120Km, em um carro equipado com o mais moderno sistema de sua fábrica, pode sair ileso de uma colisão frontal. Ele seguramente dirá que sim. Então, diga que você compra se ele entrar em um carro de teste e provar que isto é verdade. Dificilmente ele aceitará a proposta, pois é convicto de que o equipamento funciona, mas não confia nele plenamente. Agora, confiar em "coisas" é algo simples se comparado com pessoas.

Seguido ouço mães orgulhosas dizerem: "Meu filho jamais usaria drogas. Confio nele!". No entanto, a maioria delas controla onde os filhos estão, com quem estão e o que estão fazendo. Assim é fácil! Quem confia de verdade, não precisa de precaução para isso. Também é fácil um homem afirmar que confia na sua mulher quando ela apenas trabalha, não estuda, não tem amigas e passa todo seu tempo livre ao seu lado. Geralmente, este é o tipo de homem que diz: "Confio porque nunca tive motivos para desconfiar". Ridículo isto! Não se pode delegar confiança. Ela precisa partir de você. A mulher que, realmente, confia em um homem, não é aquela que sempre sabe onde ele está, mas a que, quando ele chega de um happy hour, tira um cabelo de sua roupa dizendo: "Hi amor, tem um fio de cabelo aqui. Deixa que eu tiro". Para ela, aquilo não significa nada, afinal, ela sabe que ele não a trairia, pois confia nele.

Por isso que a confiança não convive com sentimentos ruins. Uma mulher insegura, jamais conseguirá agir naturalmente em uma situação desta. Uma mãe segura sabe que já aconselhou e criou seu filho da melhor maneira possível e que, agora, pode confiar nele. Um homem desprovido de orgulho, não se importa que sua esposa esteja com as amigas (onde quer que ela esteja). Se você não permitir que estes sentimentos ruins existam, precisará identificar quando, no que e em quem confiar. Ou seja, confiança é algo complexo que requer evolução, mas não permita que isso faça você desistir: confie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário