domingo, 22 de novembro de 2009

PROBLEMA e problema

Digamos que a sua sala esteja extremamente suja. Mas suja!!! Ai, você observa que a origem da sujeira provém de duas fontes:

1º - Há uma pessoa, do lado de fora da sala, arremessando baldes e baldes de barro pela janela, de maneira interrupta;
2º - Há uma pessoa entrando pela porta com os pés sujos de barro.
Em sua opinião, para evitarmos que a sala fique mais suja ainda, o que devemos fazer primeiro?

Se você optar pela segunda opção e utilizar 10 minutos orientado a pessoa dos pés sujos, no mínimo, uns 20 baldes de barro serão arremessados neste tempo. Agora, se você falar primeiro com o nosso amigo do balde, já irá garantir que a sua maior fonte de sujeira interrompa seu "trabalho". Depois, com calma, poderá instruir o homem dos pés sujos e resolver o problema em definitivo.
A menos que você seja americano, você concordará com esta seqüência.

Nos EUA, iniciou-se uma campanha contra o Brasil. Segundo "eles", a matriz energética brasileira (diga-se de passagem, é a mais ecológica do mundo) está contribuindo para o aquecimento global e algo precisa ser feito (acreditem, isso realmente está sendo dito). A alegação é de que cada barragem de hidroelétrica seja responsável pela destruição de centenas de espécies de animais, e a sua inexistências naquela região, provoca um desequilíbrio ecológico que desencadeia em mudanças climáticas graves. Ok, eles não estão errados, mas estamos comparando o cara dos pés sujos com o cara do balde.

Ao invés de barro, centenas de toneladas de CO2 (este sim, responsável direto pelo aquecimento global) são jogados na nossa sala, ou melhor, na atmosfera do nosso planeta, todos os anos.

Em relação a emissão de CO2, o Brasil é responsável por 1,3% do total, contra 24,3% dos EUA. Vamos fazer uma conta simples para entender o tamanho desta "caca".

A ONU, hoje, reconhece 191 países no mundo. Se todos as nações emitissem dióxido de carbono do mesmo modo, a poluição de cada país seria de 0,52% do total. No entanto, se todos poluíssem como o Brasil (1,3%), precisaríamos de 2,2 planetas para mantermos os índices de poluição e ter uma atmosfora como a que temos hoje (isso é ruim, eu sei). Agora, se tivéssemos 191 EUA no mundo (nossa! credo!!!!) precisaríamos de 48 planetas!!!! Isso mesmo, 48!

Sei que o Brasil possui uma série de problemas a serem ajustados em relação a poluição, mas se o objetivo é ajudar a resolver o problema do aquecimento global, vamos primeiro evitar que baldes de sujeira sejam arremessados para depois pensarmos o que fazer com aqueles que, por enquanto, apenas possuem os pés sujos. Se perdermos o foco, nos distanciamos da meta!

Por enquanto, atenho-me a dar uma opinião politico-partidária-indignada. No próximo post, trarei uma solução filosófica para o problema (que, seguramente, se seguida, resolveria o problema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário