quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Projeto Empatia


O senador Cristovam Buarque, o qual vigora na minha lista de políticos sérios, propôs um projeto de lei, no mínimo, interessante. Eu o chamaria de "Projeto Empatia".

Sua emenda determinaria que todos os agentes públicos eleitos (políticos) matriculem seus filhos em escolas públicas. Embora seja radical demais para ser aprovado, em minha opinião, este projeto obrigaria nossos políticos a perceber o abandono do ensino público.

Com seus filhos matriculados em escolas particulares, de bairros nobres e com infra-estrutura para proporcionar um dia inteiro de atividades, eles não possuem condições de entender que alguns alunos passem o dia em casa, sem fazer nada, por não haver professores para todas as disciplinas. Também, na situação em que estão hoje, não se pode exigir que saibam da falta de segurança nas escolas, mas, ao chegarem em casa e receberem seu filho com um olho roxo por ter sido espancado por um colega, em frente a escola, saberão do que se trata.

Enfim, prefiro concluir este post com uma parte que extraí do próprio texto do projeto de lei do senador:

[...].Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo raras exceções, estudando em escolas privadas. Esta é uma forma de corrupção discreta da elite dirigente que, ao invés de resolver os problemas nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios.



Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a possibilidade de se beneficiarem de descontos no Imposto de Renda para financiar os custos da educação privada de seus filhos.[...]



Fonte:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

Nenhum comentário:

Postar um comentário