sábado, 27 de março de 2010

Caso Nardoni & 12 Homens e Uma Sentença

Tentei manter-me alheio ao julgamento do assassinato da menina Isabela, mas, quando ouvi no rádio o comentário de um jurista de que poderiam estar sendo injustos com os réus, pois eles já entraram no fórum sendo considerados culpados, dediquei um pouco de atenção ao assunto. O jornalista César Tralli, da Globo News e da Rede Globo, disse ter ficado bastante confuso, pois todas as provas tinham sido confrontadas com bons argumentos. Então, lembrei-me de um excelente filme: 12 Homens e Uma Sentença.

O filme mostra o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Diversas provas (manchas de sangue na roupa, a arma do crime em poder do réu e testemunhas que o ouviram dizer que mataria o pai) o fazem ser, obviamente, culpado. Porém, antes de entrar na sala de julgamento, os jurados recebem a seguinte orientação: "O réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Não tenham dúvida em seu julgamento". Resultado: dos doze homens do júri, apenas um o julgou inocente. Como não haveria unanimidade, outro julgamento poderia ser solicitado pela defesa, o que deixou todos indignados com o homem que “discordava” do grupo. Porém, aquele único homem, um senhor bem velhinho, disse: "Acontece que eu fiquei com dúvida. Não posso mudar a vida de uma pessoa se eu tiver dúvida". A partir daí, ele começa a questionar os jurados sobre o que os levou a considerar o jovem culpado (veja bem, ele não questionou as provas e sim o que levou as pessoas a acreditarem nelas). Então, o filme mostra que todos os jurados haviam analisado as provas e tomado sua decisão com a influência de seus valores pessoais. Ao observarem as provas da promotoria de maneira fria e imparcial, como um jurado deve fazer, todos consideraram o garoto inocente.

Não sei se o casal foi culpado ou inocente (não vou posicionar-me apenas com o que vi na imprensa). Analisando as provas, os jurados os consideraram culpados, no entanto espero que tenham feito o mesmo questionamento do velhinho do filme antes de ter tomado sua decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário