segunda-feira, 12 de abril de 2010

Capitalismo X Socialismo

Recebi o seguinte e-mail de um amigo meu há poucos dias:



Uma certa universitária cursava o sexto semestre da Faculdade. Como é comum no meio universitário, ela estava convencida de que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza. Tinha vergonha de que o seu pai fosse empresário e conseqüentemente de direita, portanto, contrário aos programas socialistas e seus projetos que davam benefícios aos que mais necessitavam e cobrava impostos mais altos para os que tinham mais dinheiro.

A maioria dos seus professores e alunos sempre defendia a tese de distribuição mais justa das riquezas do país.

Por tudo isso, um dia, ela decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórico e a dialética de Marx, procurando mostrar que ele estava errado ao defender um sistema tão injusto e perverso como a direita pregava. Seu pai ouviu pacientemente, como só um pai consegue fazer, todos os argumentos da filha e no meio da conversa perguntou:

- Como você vai na faculdade ?

- Vou bem, respondeu ela. Minha média de notas é 9, estudo muito mas vale a pena. Meu futuro depende disso, eu sei ! Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente.

O pai prosseguiu:

- E aquela tua amiga Sônia, como vai?

E ela respondeu com muita segurança:

- Muito mal. A sua média é 3, ela passa os dias no shopping e namora o dia todo. Pouco estuda e algumas vezes nem sequer vai às aulas. Acho até que ela é meio burra. Com certeza, repetirá o semestre.

O pai, olhando nos olhos da filha, aconselhou:

- Que tal se você sugerisse aos professores ou ao coordenador do curso para que sejam transferidos 3 pontos das suas notas para as da Sônia. Com isso, vocês duas teriam a mesma média. Não seria um bom resultado para você, mas, convenhamos, seria uma boa e democrática distribuição de notas para permitir a futura aprovação de vocês duas.

Ela indignada retrucou:

- Isto não tem cabimento! Trabalhei muito para conseguir essas notas, enquanto a Sônia buscava o lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa.

Seu pai, então, a abraçou, carinhosamente, dizendo:

- BEM-VINDA À DIREITA!!!
 
 
***
 
 
Amanhã, farei um post sobre a minha opinião.

Um comentário:

  1. Hello....bem, como tudo, os extremos nao sao o melhor caminho, talvez um equilibrio na abastada desigualdade social fosse mais bem vinda e aceita do que extrema direita ou esquerda. Aqueles que trabalham muito, e lutam para conquistar seus sonhos tem direito a gozar deles como bem entender. Mas também se estas pessoas soubessem que chega um ponto onde deviam, de alguma forma assumir uma postura mais racional do uso deste acumulo de riquezas, seja gerando mais empregos e pagando bem seus funcionários, seja na esfera pública ou privada, entao seria uma forma politica nova, sem ter de escolher um isso ou aquilo, fazer sua parte, independente de partido ou postura.
    certos exageros nao podem ser criticados, afinal cada um faz o que bem entender com aquilo que conquista. Mas que seria agradável ver uma sociedade mais igualitária devido a açoes individuais, isso seria. Capitalismo sempre existiu, com nomes diferentes, mas evoluiu. O socialismo foi mal interpretado, e pessimamente aplicado. No exemplo que vc cita, o exemplo é bom, mas nao trata de economia, mas sim de resultados intelectuais particulares, mas nao deixa de ser uma matafora bem colocada de como e dificil para cada um dividir o que conseguiu com esforço particular. talvez muito utópico, verdade.

    abs

    ResponderExcluir