terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Classificação da Religião


Certo dia, quando saia do trabalho e me despedi de todos, uma colega me disse: "Vai com Deus, querido!". Respondi a ela: "se você acredita que há uma entidade superior capaz de influenciar em nossa existência... ...então fique com Deus". Aquilo causou surpresa em alguns e recebi um questionamento que me levou a refletir: Você não é religioso? Não acredita em Deus?

Pensei: é correto classificar as pessoas em dois grandes grupos, em se tratando de religião? Não estaríamos sendo demasiadamente simplistas? Pois é, refleti mais um pouco e cheguei a seguinte conclusão:

A relação pessoas/religião pode ser classificada em quatro grupos:

1 - Os que seguem sua filosofia;
2 - Os que acreditam na religião;
3 - Os que se consideram religiosos;
4 - Aqueles que não acreditam na religião.

O grupo 1 e o grupo 4 são os mais admiráveis. No primeiro, encontram-se os padres (a grande maioria deles) e os fiéis. São pessoas serenas, que aceitam a existência de outras religiões, que seguem os bons ensinamentos da sua filosofia religiosa. Geralmente, são pessoas extremamente cultas, pois exige-se muita leitura e concentração para pertencer a este grupo e a cultura individual está diretamente ligada a estas virtudes. Enquanto no outro grupo, o número 4, estão as pessoas cientificistas e racionalistas. Quando usam a lógica, deixam de acreditar em religião (como foi o meu caso). Por exemplo: se Jesus, dito filho de Deus, pregou que perante a seu pai todos somos iguais, por que há uma hierarquia tão grande na religião católica? Não deveria ser como no Budismo, em que há apenas um líder espiritual (e não político)? A Inquisição e as Cruzadas não contradizem os ensinamentos da Bíblia? O Papa Pio XII (o mesmo Papa que não se posicionou ao genocídio da Segunda Guerra Mundial) está prestes a se tornar santo. O conceito de santo varia? Enfim, como não encontram respostas, deixam de acreditar em religião.

O grupo 3 não se posiciona. Consideram-se religiosos só para serem aceitos. Estão próximos do Grupo 4, mas temem a não aceitação e se submetem a concordar com os conceitos religiosos que herdaram. No geral, são pessoas sem muita personalidade, facilmente influenciáveis e de vida simples. Não espere um grande líder vindo deste grupo.

Deixei o quarto e último grupo para o fim, visto a repulsão total que tenho por eles. Aqui, estão os que acreditam (vulgo “Crentes”). Não seguem a filosofia de sua religião, mas a defendem com o propósito de suas vidas terem uma causa. Para eles, há dois grupos no mundo: os que pertencem a sua religião e os que estão errados! O respeito e a dedicação é bem restrito aos seus. Os demais, nem deveriam existir (minha racionalidade me conduz a um exercício de lógica: se Jesus e Maomé pensassem assim, o Cristianismo e o Islamismo teriam sido as religiões de apenas um homem). Aqui estão os radicais (crentes devotos e terroristas)

Meus colegas e amigos sabem que não acredito no Deus religioso, porém acredito que existe uma força superior interligando as pessoas. Isso muda minha meu posicionamento de ateu para agnóstico.

4 comentários:

  1. Meu querido... Nem sempre os títulos e rotulos são bons, por mais perfeitos que sejam. Não é engraçado que os motivos que te levam a não querer pertencer a uma religião são justamente alguns dos motivos pelos quais eu quero participar (risos). Acho que sou louco... por pensar assim... mas louco é quem me diz...que não é feliz! Você cita e muito bem ações que as pessoas fazem quando se dizem religiosas (crentes) E ISSO É REAL, porém pensar que todos os crentes pensam e agem assim não é correto. Sua experiencia de vida me faz te entender. Você passou por muitas dificuldades e desafios sobre o rumo de tua fé, tdos nós passamos, mas que pena.... você desencantou! E quando isso ocorre é muito ruim. Por exemplo: cultivar uma rosa para sentir seu perfume é encantamento, dar um presente a quem você gosta- isso é encantamento... responder a você.. isso é encantamento. Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo. Antes de qualquer coisa: excelentes palavras.
    Quando coloquei crentes entre aspas, o fiz para dizer que apenas crêem, mas não seguem.
    Por mais que Jesus tenha dito "Feliz daquele que crê sem ter visto" (Jo 20, 19-31) vou tomar a liberdade de parafraseá-lo para dizer "Feliz daquele que crê nas palavras de Jesus, sábios são aqueles que as seguem". Estes (os que acreditam e seguem) são os que considerei fiéis.
    Neste caso, como citei no texto, acredito que você seja um fiel (acredita na palavra e a põe em prática, não apenas utilizando-a por uma convenção social ou para aceitação de um grupo).

    Eu quem agradeço pela oportunidade do rico "diálogo".
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. ola amigos ates de qualque coisa; quenro fala, que eu sou adenvetita nem,por isso,eu falor mal,das outras religios,igual,outras,pessoas.eu creio no meu deus.sou de flore de goias

    ResponderExcluir
  4. ola amigos ates de qualque coisa; quenro fala, que eu sou adenvetita nem,por isso,eu falor mal,das outras religios,igual,outras,pessoas.eu creio no meu deus.sou de flore de goias

    ResponderExcluir