quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Imprensa do Entretenimento

O objetivo da imprensa não seria noticiar informações? Respondendo, sim é isso mesmo. Ela deveria contrastar com a comunicação de propaganda ou de entretenimento. No entanto não são poucas as vezes que leio um jornal e deparo-me com "alfinetadas" a determinados políticos, ao invés de restringir-se a notificar os fatos. Ao se posicionar, a imprensa passa a ser propagandista. Bom, mas o que me levou a abordar este assunto hoje, é o outro desvio da mídia: o entretenimento.

Desde o dia 01/01, os instrumentos de comunicação não divulgam outra coisa se não a tragédia em Angra dos Reis. Ok, noticiar o que aconteceu, comunicar a população dos perigos de viagens para o local e até mesmo anunciar os desaparecidos e os procedimentos de busca adotados, sim, até passa, mas não é apenas isso que está acontecendo. Na terça-feira, o tele-jornal Bom dia Brasil, da Rede Globo, adentrou (como tem sido costume da emissora) no entretenimento. O ancora do programa iniciou o jornal dizendo que aquela edição dedicar-se-ia ao drama da família que perdeu a filha e a sua pousada. Agora, pergunto: apresentar uma entrevista sobre o drama de uma família específica, com vídeos da filha que morrera no acidente e depoimentos de amigos que a amavam é informação?

Embora seja difícil para alguns admitirem, isto é apenas fofoca. O objetivo não é informar e sim prender as pessoas à televisão. Não trocarem de canal. Ou seja, as entreterem (da forma mais cretina, diga-se de passagem). Comparando com a mídia impressa, este tipo de "informação" é semelhante a de revistas como a Contigo, a Caras e mais uma série deste lixo que, felizmente, eu desconheço o nome. E o pior é que a estratégia funciona. As pessoas continuam assistindo e, algumas, se quer percebem que ligaram a teve para assistir notícias, mas estão inseridas em informações específicas sobre determinada pessoa ou família.

Quando seleciono um canal para assistir notícias, busco informações. Quando o veículo rompe seu compromisso informativo, simplesmente troco de emissora. Quando isso se repete muitas vezes, deixo de confiar minha audiência aquele programa. Voltando a analogia, se eu estiver interessado em entretenimento, compro revistas como a Super Interessante, a Galileu ou a Placar, mas nunca me verão lendo uma Contigo.

2 comentários:

  1. Isso não é novidade , não é? Que a imprensa e os meios de comunicação se aproveitam da desgraça alheia para prender o povo sedento de ler e ver a infelicidade do ser humano, está cada vez mais usual. Porque é delicia para as pessoas se perder na vida das pessoas e não se ater aos seus próprios problemas. Porque as pessoas preferem se comover com a história de uma única menina de classe média-alta, com "tudo pela frente". Porque se talvez ela fosse só mais uma miserável no mundo, com nada a perder, como os meninos que fazem avião no morro, bom eles estão ali e não valem nada, não tem talento musical no youtube, sem amizades para falar emocionadas sobre isso. Sem pais que sabem escrever em um lindo papel uma homenagem a filha, e que pra mim, o pior, sem pais, que talvez não tenham a chance de contar que sua filha já ´planejava a morte e que gostaria de ser cremada, e assim foi feito, ao contrário de um garoto do tráfico, que provavelemente foi morto a queima roupa, não teve momentos felizes e o pior, deve ter sido jogado num buraco, com uma pá de terra por cima e será esquecido entre seus 10 ou 12 irmãos, afinal, não era filho único. O que mais me me admira, naqueles três minutos que fiquei em choque na frente da tv, pois depois sai correndo, foi estes pais conseguirem falar sobre sua filha em cadeia nacional, como se ela fosse uma mártir. Já devem ter camisetas com a foto da moça por ai, pra vender, tipo Guevara. E cá entre nós: desastres naturais que atingem a população, ocorre praticamente todos dias. Estava em falata um medalhista ou um sequestro, para eles pegarem de manchete.

    Odeio a televisão!!!

    ResponderExcluir
  2. Odeio a imprensa e a teve aberta! Até assito ao Discovery, ao History e ao NetGeo (às 21h e 30min das terças-feiras o Warner e sempre que quero ver tv após às 00h, Fox; hehehe). Agora, quando vou para a minha mãe (que não tem teve por assinatura), ai não tem como assistir.
    Quando vejo um documentário incrível no Discovey, fico pensando "cara, isso tinha que ser transmitido em um horário que as pessoas estejam na frente da teve, na Rede Globo, para todo mundo ver", então lembro que no meio-dia do domingo passa a Turma do Didi. Zorra Total no sábado à noite, Faustão no domingo, novelinhas na semana e por ai vai. Lixo, lixo e lixo. Nem como entretenimento este lixo (lixo!!!) serve.
    Telejornal então, bom, ai nenhum se salva (até que a RBS é boa, mas "até"). Enfim, ainda bem qe temos a internet com seus RSS e blogs para nos manter atualizados, reflexivos e informados (embora poucos saibam que ela também serve para isso, mas tudo bem).

    ResponderExcluir