quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Are you in? (or rather: do you dropped in this???)



A inércia não existe para opiniões. Quando você não toma partido em uma discussão, já está tomando um. Quando você se posiciona a favor de alguma coisa, automaticamente esta sendo contrário à outra. Já escrevi sobre o a forma como os americanos enxergam o aquecimento global, porém eu tinha a esperança de ter exagerado neste post.

Há poucos dias, assistia meus seriados no Warner Channel, quando vi uma propaganda do Harrison Ford se depilando e falando (apontando para o peito recém depilado à cera) "o que fazem aqui, eu sinto" (ou algo parecido). A questão é que a propaganda é uma alusão ao fato dos americanos sentirem lá o impacto do desmatamento provocado em outros países. Sentindo de que forma? Com os problemas do aquecimento global! Pode acreditar, eles, realmente, estão dizendo isto (confira você mesmo:  http://www.teamearth.com/pages/about_saving_forests).

Ao falar que o principal problema do aquecimento global é o desmatamento, automaticamente eles estão dizendo que não é a emissão de CO2 por queima de combustível fóssil. Engraçado que a pesquisa na qual o desmatamento é apontado como nova principal causa tenha sido encomendada por eles! Justamente o país que mais utiliza este recurso para mover sua economia, seja com a utilização de usinas termoelétricas abastecidas à carvão, seja com a industrialização/utilização de automóveis. Que incrível coincidência!! Só não é mais incrível do que o apoio ($$) para este projeto estar partindo de gigantes industriais americadas que, direta ou indiretamente, dependem desta queima de combustível fóssil. Não é incrível???
Coincidência ou não, este movimento ganha força ($$) justamente no momento mais frágil da economia norte americana, da maior ascendência da China e da maior crise de empregos estadosunidense. Imaginem: se com este cenário de caos, eles ainda precisassem frear seu crescimento econômico para cuidar do meio ambiente? A fim de evitar isto, nada melhor do que providenciar uma pesquisa "comprovando" que a queima de combustível fóssil é uma pequena bobagem se comparada ao "temível" impacto das queimadas.

Mais bacana, ainda, é a frase deles (na foto que postei acima).

1 - "Os pulmões da Terra (the hungs of the Earth)"
Desde quando as florestas tropicais são os pulmões da Terra? Florestas antigas (como as tropicais) absorvem da atmosfera tanto oxigênio quanto produzem, ou seja, são apenas auto-suficientes. Ao contrário das algas, por exemplo, que produzem mais oxigênio do que precisam. Estima-se que 80% do oxigênio da Terra venha das algas (se alguém aqui for pulmão, são elas).

2 - "Combustível das mudanças climáticas (fuels climate change)"
Bom, aqui está o posicionamento! Ou seja, desde que os americanos encomendaram sua pesquisa, eles (pelo menos este pequeno grupo, o qual espero que continue pequeno) acreditam que esta é a nova causa do aquecimento global (e não mais a queima de combustíveis fóssil).

Só resta esperar que ao invés das pessoas entrarem nesta, elas não caiam nesta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário