sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Religiosos X Liberais: onde está a razão?


Para um casal se separar, pelas "vias legais", é necessário um ano de separação judicial. Só então eles poderão alterar o seu estado civil (deixam de ser separados e passam a ser divorciados). Ontem, foi aprovada uma emenda constitucional que acaba com esta exigência de um ano. A partir de agora, se um casal decidir romper os laços do patrimônio (ops!, quis dizer matrimônio) em um dia, no dia seguinte eles poderão estar divorciados. Como era de se esperar, a igreja católica foi contrária a lei e o grupo dos mais liberais voltou a criticá-la por sua postura conservadora e desconecta com a realidade atual. Mas é a igreja que está errada?

Já declarei que sou ateu, mas isso apenas me faz não acreditar em nenhuma religião, o que é muito diferente de ser contrário a alguma. Por isso, desta vez, concordo com a igreja católica. Os bispos são contrários, por que sabem que os casais vão estar na sua igreja em um final de semana e, no outro, poderão estar novamente (porém com pares diferentes). O que é totalmente inaceitável para a filosofia cristã.

Imaginem todas as pessoas que dedicam anos a uma religião. Vamos chamá-los de religiosos. Batismos, catequeses, crismas, grupos de CLJ, feriados nas igrejas e noites rezando em suas casas. Fazem isso, porque acreditam no que aprendem e respeitam o que lhes é ensinado. Alguns até amam a sua religião. Não há nada errado nisto. Escolheram esta vida e gostam dela.

Agora imaginem um outro grupo. Vamos chamá-los de Liberais. Eles também seguem uma vida baseada no que acreditam. Preocupam-se em viver a vida e utilizá-la para se aproximar da satisfação e da realização (sejam elas com prazer ou com luxúria), são vaidosos, querem conquistar seus ideais profissionais (muitas vezes, acima de tudo), são a favor dos experimentos com células tronco, aborto (para alguns casos) e uso de métodos anticoncepcionais. Também não há nada de errado neste estilo.

O problema é que a maioria dos religiosos é satirizada pelos liberais (vide exemplo dos Simpsons com o Ned Flanders). O segundo grupo crítica o primeiro quando este cobra algum tipo de dízimo ou reitera algum posicionamento de sua milenar filosofia. No entanto, na hora de casar, os liberais vão até o local mais sagrado dos religiosos, a igreja, e agem como se pertencessem a este grupo durante toda a sua vida. É isto que está correto?

A religião não exige (não mais) que você se converta. Eles têm sua filosofia e querem apenas evitar que ela seja corrompida. Não há nada de errado em defender seus ideais. Acredito que os liberais é que deveriam re-pensar os seus. Por que batizar seus filhos e casar em igrejas se discordam tanto da igreja católica?

8 comentários:

  1. Muito bom. Não gosto de leis, nem de igrejas, nem de instituições governamentais. Mas devo em algum momento me beneficiar delas, diga-se de passagem. A aquelas que beneficiam pessoas de caráter duvidoso. Assim como é uma ilusão que sua vida será diferente por casar ou batizar, ou qualquer um deste rituais. Respeito, mas não sigo, só isso. Se existem leis que impedem o caos, sim , aceitável. Se existem leis que me dizem como eu devo ser, daí a conversa já muda
    de curso.

    Mas como vc acho que cada um deve fazer aquilo que acha melhor. Assim como a mim e concedido o direito de criticar e achar algumas coisas sem sentido e lógica.

    Quanto a hipocrisia das pessoas que odeiam a igreja, mas querem casar na igreja...era de se esperar algo diferente do ser humano? Acho que não. É o comportamento coletivo, não pensar nem racionalizar suas atitudes. Dificilmente existe coerência entre o que se prega e o que se faz. Dentro da própria igreja, que é tão organizada é assim, o que dizer de pessoas com patologias psicológicas tão distintas.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, gosto de visitar seu blog, porque apesar de ter muitas idéias diferente vc me parece alguém de bom senso, sensato... Por exemplo, diz q aprecia a liberdade, sem apontadar um dedo incriminador para as opiniões diferentes, ou ainda chamar de ilusório e idiota... Posto que, se soubessemos a verdade ou a intimidade dos corações, seria fácil viver, não existiriam dúvidas. Afinal, parece-me que seu bom senso, te revela que a liberdade é para todos!
    E sim, por que pessoas que se dizem ateus, ou contra a igreja x, y ou z, casam e batizam seus filhos nessas religiões? Para bonito? Para satisfazer os outros, ou ainda para ter festa?
    Deve ser...
    E sim, concordo com você, os "liberais" deveriam rever suas tão pesadas críticas, não a "leis", posto que, penso eu, a maioria dos católicos brasileiros, não devem casar virgem, ou ainda, usam métodos contraconceptivos... Já que isso penso ser saudável, e de crescimento até para a própria igreja... Mas, ás críticas e aos deboches da pessoa que crê em Deus, que crê em santos, coisas que realmente são a religião, entende? Já que as igrejas são feitas por homens, e não por divinos, é justo que existam suas contradições...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Google,
    Não podemos jogar nossas imperfeições à imperfeição da raça. Soa-me como desculpa aos nossos problemas. Acho que, simplesmente, devemos romper com ritos que não fazem mais sentido.


    Megs,
    Acho que a maioria das pessoas busca aceitação e não plenitude. Talez este seja o problema


    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. &&& Por isso disse, que as pessoas possuem patologias distintas

    abs

    ResponderExcluir
  8. ah... hehehehe... Já que o post é sobre respeito as opiniões de religiosos, fica meu depoimento ai... Eu sou católica, acredito em santos, meu predileto é São Francisco de Assis... Peço a Deus nos meus momentos difíceis, as vezes desacredito, mas fico com remorcio depois, por que nem sempre a vida é fácil, e existem milagres sim, mas não os que nós intitulamos de milagres ou queremos... Por exemplo, uma família amada é um milagre que nem todos possuem, e quem possue sabe o quanto é valiosa...
    E sim, quero todos os ritos, pompas e circuntâncias quando (e quero um dia) casar... Não para mostrar para os outros o que tenho ou não tenho... Simplemente, por que acho lindo alguem que goste de outro, convidar todos os amigos e parentes, só para dizer, amo ela e é com ela que quero passar minha vida... Pode ser romance, não sou ingênua de acreditar que serão só rosas... Haverão inúmeras dificuldades, mas se faz a festa, se assina papel, de divide patrimonio, justamente para mostrar (pelo menos naquele momento), tudo não é apenas desejo fulgas... É comprometo e digo isso a todos... Feliz de quem encontra um amor verdadeiro.
    Ai enfim, hehehehehe, quem ache que acreditar em santos, Deus, amor, ritos é coisa de gente burra e trouxa, eu acrescento que sou inteligente (modesta tb), independente, gosto de sexo. Mas acredito muito em coisas maiores... Quem debochar basta sentir pena...
    Bjus

    ResponderExcluir