segunda-feira, 10 de maio de 2010

O erro dos relacionamentos

Tenho uma grande amiga que acaba de superar o que ela chamou de "pé na bunda". Conversávamos pelo MSN e ela me dissera o seguinte:

"eu fiz de tudo por nós, de verdade. A minha vida era em função do nosso relacionamento...
...quando a gente terminou eu fiquei sem chão, pq não sabia nem ver tv mais sozinha".

Imagine-se solteiro (a). Bem, você possui a sua vida e ela é feita por seus amigos, sua família, seus hobbies, seus compromissos e etc. Então, um belo dia, você conhece alguém. Esta pessoa é bacana, vocês se gostam e começam um relacionamento. Aos poucos, vão passando a conviver e, naturalmente, fazendo mais coisas juntos. Até este ponto, a estória é a mesma para todos. Porém, algumas pessoas, a partir de então, deixam para trás tudo que faziam e passam a viver em função desta nova relação e é justamente este o erro.

O namoro deve ser acrescentado à sua vida e não substituí-la. Se você já possuía uma série de atividades antes, mantenha-as e apenas acrescente o namoro. Uma coisa é você deixar de fazer festas por que não está mais solteiro (a), outra, e bem diferente, é deixar de estar com seus amigos, sua família ou de fazer qualquer coisa que sempre lhe deu prazer. Ao substituir sua vida por um relacionamento, automaticamente, este passa a ser sua vida e, quando acaba, você ficará "sem chão" (como a minha amiga).

Por melhor que seja a relação, nenhuma conseguirá suportar a pressão de substituir a sua vida. Ao deixar de fazer tudo que considerava importante, intrinsecamente, delegará ao relacionamento a responsabilidade de suprir todas as suas lacunas e isto não é a sua função.

É claro que nenhuma mulher gosta de ouvir que você deixará de estar com ela para jogar futebol ou beber com os amigos. Da mesma forma que nenhum homem fica confortável ao saber que a namorada quer assistir um filme com as amigas em uma sessão Lulu. Porém isto não quer dizer que você foi "escanteado" ou que a pessoa goste mais dos amigos do que você, mas apenas que, naquele momento, preferirá fazer outra coisa. Se seus pais são separados, por exemplo, e você for visitar seu pai, isso não significa dizer que deixou de gostar da sua mãe. Apenas, naquele momento, optou em ficar com seu pai. Só isso. Simples assim!

Somente quando estamos desiludidos com um relacionamento que acabou é que não nos agrada a idéia de ter alguém. Ninguém gosta de estar sozinho, porém lembre-se de ter alguém na sua vida e não a sua vida em alguém.

14 comentários:

  1. olha, e isso é tão, tão comum !
    Eu já falei até por aqui que não sou fácil, sou a que falam por aí, "osso duro de roer" e sei que sou um tanto difícil, até por atitudes e modo de pensar.
    E coisa que não admito e, estou vendo em uma grande amiga tb, é a anulação.
    Anular-se em virtude de outro, no caso, o namorado, amante, ficante, etc.
    Isso é um erro mortal. Nunca admiti isolar-me de minha família, amigos por causa de um relacionamento.
    Se for necessário abdicar de tudo - como tu falaste - as coisas mudam, se adequam, mas largar tudo em função de outro, não - para viver um relacionamento, não seguirei em frente.
    Pois o velho ditado que é popular, mas certeiro: os amores poderão ir, findar, mas amigos e família não.
    Acho que temos que conviver, agregar, mas dedicar-se unica e exclusivamente a ele, jamais !
    Cada um tem suas particularidades e devemos nos ajustar um ao outro, cada um cedendo de algo ou agregando.

    kisses !

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma certeza: alguém terá de ceder para uma relação ter futuro.

    ResponderExcluir
  3. Putz! Já tinha te dito que gostava do que tu escrevia, e agora, parece que transmiti meu pensamento ao teu !
    Mas o bom de tudo, é poder aprender e o mais importante: nunca repetir o mesmo erro !
    Pq não vale a pena ! e não se diz isso pq já se está em outro momento da vida, mas pq realmente não compensa! devemos completar um ao outro, e nos ajustar da melhor forma possivel, mas jamais mudar! nunca, de forma alguma!
    Obg pelo carinho Junior ! tu mora no meu coração !

    ResponderExcluir
  4. grande junior, parabens pelo blog manoooo!!!

    mto bom esse texto, passei por isso no mes passado e te digo... eh exatamente o que vc postou ali!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande presença, Mateus!
    Pô cara, que bom que você tenha gostado.
    O namoro não pode ser um fardo e sim algo que complemente nossa vida.

    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Grande verdade, Júnior! Vivi essa situação pelos dois lados...uma vez fui o mundo de alguém, outra vez fiz de alguém o meu mundo. Nenhuma das duas foi boa experiência.
    Obrigada pela visita ao meu blog. A propósito, também postei aquela frase do Saramago em Setembro/2007 "Pensações".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Também tive minhas experiencias para conseguir escrever com tanta propriedade. hehehe. Hoje, mais maduro, consigo até refletir a respeito.

    Há tempos que visito seu blog. Uma das melhores coisas que já li foi lá (Migozarad).

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Junior!
    Sempre leio teus textos e o admiro pela simplicidade com que escreve.
    Sei que não sou uma pessoa muito fácil de conviver, devido a ser um pouco instável, digamos imprevisivel.
    Sempre digo: Para um relacionamento dar certo, não se pode viver uma vida só.Na verdade são 03 vidas: A nossa, a do outro e a que teremos em comum a pessoa.
    Não há como abrirmos mão de amigos, familia,de termos um tempo só nosso em virtude de outra pessoa.
    O que devemos achar é um meio termo, é a satisfação dos dois. Cada um faz o que gosta e os dois fazem juntos o que gostam.
    Deve-se respeitar a individualidade de cada um.
    (Magali)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Magali!
    Qualquer relação é feita por dois individuos e não por duas coisas e a palavra individuo é um derivado de individualidade.
    Ou seja, qualquer coisa diferente disso é se submeter a condições de coisa!
    hehehe
    Triste, mas real!

    ResponderExcluir
  10. éh... que bom que a historia da nossa amiga se resolveu né?? realmente é assim quando começamos a namorar deixamos tudo de lado e acabamos vivendo uma vida pelo relacionamento... nos tornamos alienados... eu ja fiz isso varias vezes... agora sei que é um erro e vivo a minha vida a dois e a minha vida individual e isso nao atrapalha em nada a minha relação.. otimo post junior.. Bjao (Danny)

    ResponderExcluir
  11. Ahhh se todos pensassem assim...quando as pessoas se relacionam vivem muito a vida do outro,um relacionamento deve ser um complemento.Cada um possue a sua vida e um relacionamento só vem para acrescentar.As pessoas devem se relacionar na base da troca. Exemplo: eu exponho abertamente o que sou e o que tenho; você faz o mesmo; nós trocamos. Vou aproveitar de você aquilo que me serve; você aproveita de mim aquilo que lhe serve; nós dois ganhamos e crescemos com isso. Sem entrar na neurose de dependência, porque ela é aprisionante.Aprisiona o dependente e aprisiona aquele de quem se depende, mas houvi de um amigo que pensando assim acabo assustando rsss,mas eu ainda acredito que só assim um relacionamento pode ser prazeroso.Muito bom o Post Junior...

    ResponderExcluir
  12. Estou cá eu nos minutos antes de começar o labor e... Eis que, pesquisando sobre sustentabilidade (projeto de mestrado - Direito Ambiental), deparei-me com esse blog...
    Muito boa a abordagem, parabéns!!! Engraçado foi o seu comentário "amadurecido", nos seus 26 anos!!!...rsrs Mas, de verdade, concordo, até porque não se extrai maturidade da simples contagem cronológica!!
    Portanto, somo-me aos que consideram a individualidade como a "clave" para um relacionamento sadio... Contudo, no diuturno trato, verificamos que não é tão singelo... Sou uma romântica de carteirinha...
    Então, sigo acreditando que haverá um "cara" que preencha essa lacuna... De forma bem tranquila, simples, leve e linda... Como na música do Chico "O terceiro me chegou como quem chega do nada
    Ele não me trouxe nada também nada perguntou...
    Mal sei como ele se chama mas entendo o que ele quer... Se deitou na minha cama e me chama de mulher ... Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não
    Se instalou feito posseiro, dentro do meu coração!!! "... Só (?) queremos isso... A sintonia, a harmonia, o não forçar... Que o sentimento cresça sem nos darmos conta... Bom, qualquer dia!!! rsrs Tudo de maravilhoso a todos!!! Muita paz!!!
    Thays Ricarte

    ResponderExcluir
  13. Excelente, Thays!
    Muito bom o seu comentário! Melhorou o post em 200%.
    Sustentabilidade é um assunto que abrirei espaço em breve aqui no blog (gostaria de promover um pensamento sobre externalidades nas pessoas).
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. ta loco...so assim para a saudade dimnuir!!! esse é meu GP mesmo!!

    ResponderExcluir