quinta-feira, 27 de maio de 2010

Deus criou a Terra? II (e se a teoria do Big Bang for comprovada?)

Recebi a seguinte mensagem sobre o post anterior:

Não se preocupe que logo descartaremos ou não as suas duvidas.. isso graças ao grande colisor de hádrons... ele jogas as partículas uma contra as outras Simulando o q diz na teoria de big bang ...

Na opinião de vocês, se o experimento funcionar, teremos a comprovação empírica da criação da Terra? Vamos filosofar a respeito.

Vocês já fizeram aquele experimento de gerar um broto de feijão em um algodão (acredito que todos fizeram, aliás, acredito que deve estar no currículo do MEC, enfim...). Lembram em que conclusão chegamos? Concluímos que, utilizando apenas água e algodão, conseguimos transformar um grão em um broto (Parabéns, cientistas!). Ninguém nos disse "viram alunos, é assim que os feijões nascem!". Muitos alunos, ainda inexperientes, até perguntam se esta é a única forma, mas aprendemos que esta é apenas uma das formas (na verdade, você pode usar qualquer superfície que se mantenha úmida). Ou seja, você apenas descobriu uma forma de fazer isto.

Se o acelerador de hádrons conseguir gerar um planeta através da colisão de duas partículas de prótons, podemos dizer que estamos diante de uma possibilidade da criação da Terra (Parabéns, cientistas!), mas não poderemos afirmar que esta é a única forma. Temos então uma possibilidade (que é completamente diferente de uma certeza).

Percebam o quanto Kant foi genial! Suas idéias são atemporais. Poderemos afirmar tudo sobre o mini-planeta que o colisor de hádrons criará, pois estaremos no mesmo espaço e no mesmo tempo dele, mas continuaremos em dimensões diferentes em relação à Terra, o que nos impossibilitará qualquer afirmação definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário