quarta-feira, 26 de maio de 2010

Deus criou a Terra?


     Em sua opinião, a explicação para criação da Terra é científica ou religiosa? O planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica em rotação, pela colisão de partículas ou por uma entidade divina? Independente do que você diga ou afirme, você estará usando a fé.

     Fiquei um pouco confuso com esta conclusão. Perguntei-me: "Como posso ter fé considerando-me ateu (talvez agnóstico)?" Mas de fato tenho fé, assim como qualquer pessoa no mundo. Cheguei a esta conclusão ao refletir sobre duas idéia de Kant. Em uma delas, ele explica que o espaço e o tempo pertencem à condição humana, sendo atributos da nossa consciência e não do mundo físico. Já na outra, o filósofo define que a lei da causalidade é inata a nós (sempre tentaremos buscar a origem das coisas), principalmente se já tivermos desenvolvido nossos sentidos e nossa razão (experiência de vida). Tá, mas o que isso tem a ver a origem do nosso planeta? Tem muito a ver, mas ficará mais claro com um exemplo.

     Digamos que você esteja sentando à sobra de uma arvore, lendo um bom livro e, de repente, caia uma gota entre as páginas, interrompendo a sua leitura. Qual será a sua reação? Devido a lei da causalidade, e por você já ter sentidos e razão lapidados, ao passo que já vivenciou situações semelhantes, você não conseguirá deixar de olhar para cima, buscando a origem do intruso gotejo. Caso o galho esteja seco, você irá observar as folhas. Se elas também estiverem, você olhará para o céu a fim de perceber se não irá chover e assim consecutivamente até encontrar sua resposta, que aparecerá em breve. Mas você só conseguirá encontrar a origem por que a gota existiu no seu espaço e no seu tempo. Ou seja, ela começou a cair enquanto você lia o livro (mesmo tempo) e saindo de baixo da árvore e analisando sua origem você pode identificá-la (mesmo espaço). Mas e se você estivesse dentro da gota e, ao nascer, percebesse que ela encontra-se em queda livre (não fumei nem bebi nada, só faz parte da explicação)? Respondo: você não conseguiria saber a origem dela. Neste caso, os tempos não seriam mais os mesmos, pois a gota já existiria quando você nasceu. O espaço também não seria mais o mesmo, ao passo que você estaria dentro dela e, por conseguinte, sua visão não seria mais externa e periférica. Tudo que você saberia (sua experiência e razão) teria sido desenvolvido lá dentro. Mesmo que você conseguisse sair da gota e olhasse o universo ao redor dela, você não saberia para onde olhar a fim descobrir sua origem (sem mencionar que tudo que descobriria seria novo e lhe causaria incertezas ainda maiores, assim como acontece com os astronautas). E é esta a nossa relação com a Terra.

     Nascemos dentro dela e cada vez que saímos para dar uma espiada, não sabemos em que sentido devemos olhar para descobrir sua origem. Pertencemos a espaços e a tempos diferentes. O que me faz concordar com Kant, por ter afirmado que nunca seremos capazes de saber como as coisas são em si, mas apenas como elas se mostram para nós. A Terra nunca mostrou sua origem para nós. Ela não é como uma gota, na qual uma simples olhada nos fará descobrir seu surgimento.

     Portanto um livro de cosmologia está para mim como a bíblia está para um religioso. Ambos abrimos nossos livros e utilizamos a fé para acreditar no que pessoas escreveram sem que pudessem utilizar seus sentidos e sua razão para afirmarem e comprovarem, de forma empírica, suas idéias.

4 comentários:

  1. Minuto de Sabedoria: é, tenho que concordar, refleti, nao consigo mais ter certeza sobre nada, somente sobre aquilo que concluo empiricamente, por isso a inquestionável importância das ciencias exatas, que diferentemente da biblia, muitas vezes consegue comprovar através de equaçoes e fatos a verdade imediata. Como vc acho que a origem da Terra é so teoria, em ambos casos, seja através de Deus, seja través do Big Bang, impossivel reproduzir aquele momento. Se nao houvessem fatos, nem o Kant poderia ser considerado como alguém que existiu, então existem coisas que podem ser comprovadas.A evoluçao da espécie sim, nesta acredito. Não é só teoria, entre outros fatos que já nao sao mais teoria, como os dinossauros, deriva dos continentes, mudanças climaticas, tudo isso é empiricamente comprovado, aquilo que nao podemos ver , averiguar de fora, é impossível!!!

    PS: créditos por estimular o fóton e o fóton ser estimulado? vou pedir direitos...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Bueno, uma vez mais, houve a utilização da física quântica, no exemplo dado... Contudo, ela logrou provar a existência de DEUS... Eso es!!! Besos

    ResponderExcluir
  3. Bah,Júnior,muito interessantes estas reflexões...apesar desta nossa incessante e instintiva busca do saber,não sei se algum dia saberemos responder a isso...mas como a mente humana é ilimitada(quer dizer,eu creio que estamos longe de um limite),quem sabe um dia cheguemos a um patamar elevado de pensar,não sei se seria racionalmente ou não, ou talvez um novo modelo...Abraço!

    ResponderExcluir