quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A busca por status pode nos afastar de valores fundamentais

Conversava com uma amiga minha na terça-feira sobre o feriadão. Cada qual contava trechos de seus melhores momentos até que ela surpreendeu-me com dois dizeres:

1º - “Fui a uma excelente festa no feriado”
Explicando: Nada contra festas, curto elas. A questão é que sabia que havia uma pessoa na vida dela. Então questionei: “você foi a uma festa?”, e antes mesmo que eu menciona-se a tal pessoa, antevendo que eu falaria, ela adiantou-se e proferiu a segunda fala -e é sobre esta que eu decidi refletir-:

2º “Se estivesse namorando, não teria ido. Não acho certo uma pessoa que esteja namorando fazer festas”.
Explicando: Ela fica com um cara há alguns poucos meses e já gostaria de estar namorando-o, porém, por algum motivo, o cara ainda não se posicionou a respeito. Talvez esta tenha sido uma forma de ela fazer uma pressãozinha nele, do tipo “ou namora, ou começo a fazer festas”. Se é isto ou não, sei lá! Se vai funcionar, depende de quanto o cara se deixa influenciar. Enfim, não vou entrar na relação deles, apenas quero refletir sobre esta segunda frase.

O que nos motiva a fazer festas, ou mesmo flertar com alguém, usando outro exemplo, não é o fato de não termos um namorando (a). Namorado (a) é apenas um status. Não quer dizer nada! É uma bobagem! O que nos motiva a fazer isto é o nosso desejo de fazer. Quando optamos em não ir a uma festa ou a não flertar com alguém, não devemos agir desta forma por respeito ao namorado (a) e sim pela pessoa por trás dele. Caso contrário, quando este status for abalado -quando o namoro, por exemplo, não estiver tão bom-, não haverá motivo para respeitar a pessoa -e isso é horrível-.

Não estou entrando no mérito de julgar se é certo ou errado sair quando se está namorando, estou apenas refletindo sobre a frase. Quando ela diz "se estivesse namorando, não teria saido" ela afirma, deste modo, que respeitaria a pessoa apenas se ela fosse seu namorado, ou seja, se tivesse algum status para ela, ignorando que o importante não é isto e sim o sentimento.

Não há um botão mágico que é acionado quando se pede alguém em namoro e, com isso, a pessoa passa a gostar muito mais de você e respeitá-la mais. Em síntese, o sentimento -namorando ou não-, é o mesmo. E é este mesmo sentimento que deve evitar que você faça festas -caso você não faria isto se estivesse namorando, como afirmou minha amiga- ou flerte com alguém.

Algumas pessoas buscam status para tudo. Querem se formar para ostentar um título. Querem trabalhar e poder, um dia, ostentar um cargo. E em se tratando de relacionamentos, não agem diferente. Conheço pessoas -talvez não seja o caso da minha amiga- que querem namorar alguém. Não importa quem for. Saem de uma relação e, em poucos meses, já estão em outra. Se envolvem com os mais diversos tipos de pessoas, por não conseguirem conviver com o fato de não ter um namorado (a). Estas pessoas estarão mais sujeitas a infidelidade e ao desrespeito -pelos motivos que citei no parágrafo anterior-.

Por outro lado, há pessoas que ignoram o status e buscam essência para suas vidas. Querem se formar, porque descobriram que esta é a sua vocação. Querem trabalhar, por que acreditam nos valores do seu trabalho. Para estas pessoas, o que importa não é ter um namorado (a), mas sim ter alguém importante em suas vidas. Sabem que, namorando ou não, isto não altera o que sentem pelo companheiro (a).

Para tudo na vida -profissão, estudos, relacionamentos, etc.- devemos respeitar as pessoas e o que sentimos por elas ao invés de seu status. Caso contrário, você obrigará a pessoa que está ao seu lado a legitimar um status para ser respeitada.

2 comentários:

  1. Bom dia Junior...!!! Adorei acordar e ler este post!! Acho incrível o valor que as pessoas dão ao status relação e número de pessoas em sua vida em detrimento de paixões verdadeiras. Abro mão de ralcionamentos em nome do meu trabalho, pois é por ele que me encontro apaixonada. Abro mão de ir a festas e utilizar meu tempo com coisas fúteis, pois prefiro apreciar meu tempo estudando ou estando com meu filho, que me trazem um retorno enorme...é tempo investido. Mas nada deste tempo investido possui valor, se não estivermos apaixonada, e pode ser´por qualquer coisa. Para alguém pode ser fazer balada, para outras pode ser viver um tórrido romance, cheio de de curvas e emoções. Eu já vivi isso, não menosprezo. Mas neste momento, estar apaixonada pelo que faço, conquistar e subir degraus neste espaço que tanto lutei pra conseguir, é minha prioridade. Então, ler este texto,ao acordar, tendo refletido sobre isso a pouco tempo, me traz uma certeza: eu estou exatamente onde deveria estar!!!
    Obrigado por este texto"""

    ResponderExcluir
  2. quando se precisa pedir emprestado tem tudo a ver.

    ResponderExcluir