segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Como agir corretamente?

Quando converso sobre filosofia com as pessoas, diversas são as vezes que o assunto deriva para uma mesma pergunta: “como saber se estou no caminho certo ou se irei fazer a coisa certa?”. Talvez pelo fato de que os grandes preconceitos (não terminar um casamento, não trocar muito de emprego, morar com os pais até conseguir comprar uma casa, etc) estão caindo, as pessoas sentem-se mais encorajadas a decidir sobre questões importantes e, com isso, a dúvida se o caminho correto foi o escolhido aumenta. A resposta para esta pergunta é muito, mas muito simples: basta fugir do caminho errado, que, por lógica, você estará no caminho certo.


A maldade é inata ao ser humano. Deixe duas crianças de poucos meses juntas, por exemplo. Antes que você “vire as costas”, elas já estarão se “degladiando”. Outro exemplo simples: o que leva um homem calmo e responsável, em um acidente banal de trânsito, puxar uma arma e tirar a vida de outra pessoa? A maldade. "Ah Júnior, mas isto pode ter sido o nervosismo e a raiva daquele momento". Tudo bem, chame como quiser. Em resumo, nascemos programados para o mal, no entanto a educação que recebemos ao longo da vida (seja ela na convivência familiar ou na social) nos faz isolá-lo e tentar fazer o bem para as pessoas. Por este motivo, por esta característica inata, é que conseguimos identificar a maldade (que, às vezes, nem existe, mas acreditamos que existe) com mais facilidade do que a bondade (que, às vezes, está diante de nós, mas não percebemos).

Supomos que você esta namorando ou é casado (ou casada) e aparece alguém na sua vida. A pessoa perfeita! Como saber se você deve largar tudo para ficar com ela? Será que você precisa largar tudo mesmo? Como saber o que é certo ser feito? Você não conseguirá ver o certo, mas perceberá o errado. Talvez, seja errado enganar a pessoa com quem você está. Se há um problema na relação de vocês, é errado que você ainda não tenha exposto este problema para ela. A pessoa que surgiu na sua vida sabe que você não está só? Não é errado esconder isso dela? Neste exemplo hipotético, o correto a ser feito (que, depois de identificarmos o que era errado, ficou bem visível) é ter uma conversa franca com a pessoa que convive com você e expor tudo que não está bem e o porquê não esta. Para a nova pessoa, seja sincero e diga que já há alguém na sua vida e que, embora as coisas não estejam boas entre vocês, você precisa saber se elas irão mudar depois da conversa que tiveram, antes de tomar qualquer decisão a respeito.

Em outro exemplo, você deseja trocar de emprego. Digamos que você já analisou toda parte financeira, é claro, e ela indica que você deve trocar, mas, por algum motivo, você está em conflito e não sabe o que fazer. Ora, se tudo diz que você deve fazer e você ainda não fez é por que há algo errado. Este alerta é emitido pelo nosso subconsciente. Como se algo, lá dentro, dissesse que você está fazendo algo errado. Digamos que você consiga se questionar com sinceridade e descubra que está mais motivada em trocar de emprego pela “mudança de ares”. Na verdade, ainda não analisou tudo com medo de isso lhe faça desistir. Isso é certo ou errado? Como este conceito é relativo, darei a minha opinião. Para mim, isto é errado. Analise todos os detalhes, sem medo. Fuja do que sabe que é errado fazer e, só então, decida. Às vezes, também trocamos de emprego motivados pelo dinheiro e entramos em ambientes corporativos que mais parecem uma guerra civil em clima de pós guerra militar. Se isso acontecer, bastarão poucos meses para você se arrepender.

Fazer a coisa certa é fazer o bem. Seja para você ou seja para outra pessoa. Na visão de Sócrates, segundo Platão, o ser feliz é o ser que objetiva o bem. Em outras palavras, se você fizer o bem, você será feliz (dãhhh, ok, eu sei que já estava bem claro). Diferentemente de Aristóteles, Sócrates não era um filósofo empirista, de modo que não há como provar na prática que esta teoria faz sentido, mas eu digo que desde que comecei a utilizá-la, as coisa têm dado muito certo para mim. Parece maluco, mas não duvido que possa dar certo. “Todos podem não acreditar, mas apenas os sábios não duvidarão”. Seja sábio!

Um comentário:

  1. Também gostei muito deste seu espaço.
    Obrigada pela visita ao meu cantinho.
    Volte sempre!
    Abraço

    ResponderExcluir