sábado, 7 de maio de 2011

Somos Selvagens II (O Selvagem Educado)

     Depois de ter escrito o ultimo post, fiquei pensando "cara, ia ser muito ruim se não fossemos educados por nossos pais. Imagina só como seríamos mesmo. Um bando de selvagens primatas se degladiando por comida e por conforto". Mas há algo pior do que isso: selvagens educados.

     Se você pegar humano selvagem (uma criança, que não fale e não ande) e o educar só um pouco, você terá um selvagem educado. Mas o que vem a ser este gênero hominídeo que eu estou propondo? Bom, um selvagem educado é o sujeito que, durante a infância, estuda apenas para poder entrar na faculdade e, quando adulto, estuda o suficiente para conseguir um emprego (Seja um curso técnico, seja uma faculdade). É aquela pessoa que, no primeiro dia de aula, pergunta para o professor “quanto eu preciso para passar?”. Ele não está interessado no conhecimento. Ele está ali para sair o quanto antes. Em momento algum ele se preocupa com o quanto o conhecimento pode torna-lo um ser superior ao que é atualmente. Acredita fortemente que estudar conceitos sobre ética, sobre moral, sobre disciplina ou sobre qualquer conceito que o evolua é perda de tempo. Ele apenas estuda o suficiente para poder competir com os outros humanos. Ou seja, é um selvagem educado.

     O cara que faz o básico para passar e o mediano para adquirir um emprego não está preparado para viver em sociedade (afinal, ele nunca foi educado para isso). Ele é tão capaz de pegar uma bicicleta e pedalar sábado à noite, sem autorização alguma, acreditando que pode fazer isso no meio da rua livremente trancando todo o trânsito, quanto pode entrar em um carro e atropelar sumariamente qualquer um que pense desta forma. Ele também acredita que por ter condições de estar com uma arma pode invadir a casa de alguém para tomar a força o que bem entender, ou então matar quem pensar em fazer isso. Aliás, se ele nascer em uma família rica, e se tornasse um empresário, não seria surpreendente o ver disposto a lucrar independente se ele vai desmatar um estado inteiro ou poluir um rio que abastece uma comunidade.

Em resumo, educar pela "metade" é pior do que não dar nenhuma educação. Ao invés de usar gritos, pedras e pedaços de madeiras, um selvagem educado usa uma arma, um carro e até mesmo uma empresa para cometer selvageria.

2 comentários:

  1. Belo texto, cara.
    vejo o ensino no Brasil priorizar o desenvolvimento profissional em detrimento da formação do ser humano. Ensino médio se transformando em curso pré vestibular.
    Ocorre, também, que muitos alunos são aprovados sem terem conhecimento mínimo para isso. É comum ouvir que o país não tem mão de obra qualificada, o que dizer de pessoas que sabem viver em comunidades?!Conta-se nos dedos da mão.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Antônio. Estamos formando profissionais em detrimento de seres humanos, quando poderíamos estar conciliando.

    ResponderExcluir