sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dicas para um voto consciente

    

     Faltam dois dias para as eleições e muita gente ainda está com diversas dúvidas (seja em quem votar, seja sobre o processo político). Bom, tentarei ajudar a remover estas dúvidas utilizando os tópicos abaixo. Em cada um, irei abordar uma opção de voto e, ao final, e em vermelho, darei uma dica. Vamos lá!


VOTO PARA DEPUTADOS
     Para votar em um deputado, precisaremos primeiro entender como funciona nosso sistema de votação e o que faz um deputado.

1 – Como funciona o Sistema Proporcional de Votos:
     Você sabia que seu deputado pode ser um dos mais votados e não ser eleito? E que deputados com pouquíssimos votos podem ser eleitos? Esta é uma das características do Sistema Proporcional de Votos (previsto em nossa constituição).
     Seu voto, antes de ir para o seu candidato, vai para o partido dele. O total de votos que a legenda recebe dá a ela um percentual e este percentual será a proporção de candidatos que ela terá leh representando. Digamos que há 15 deputados disputando 10 vagas em um universo de 100 votos e as eleições decorrem conforme a tabela que criei abaixo. Em negrito, marquei os candidatos que seriam eleitos. Pois é, os candidatos 7, 8, 9 e 10 seriam eleitos sem terem recebido voto algum, enquanto o candidato 13, com cinco votos (o quinto candidato mais votado destas eleições) não seria eleito!

PARTIDO 1 (30% do total dos votos: direito a 3 deputado)
- Candidato 1 (25 votos)
- Candidato 2 (2 votos)
- Candidato 3 (1 votos)
- Candidato 4 (1 votos)
- Candidato 5 (1 votos)

PARTIDO 2 (50% do total dos votos: direito a 5 deputado)
- Candidato 6 (50 votos)
- Candidato 7 (0 votos)
- Candidato 8 (0 votos)
- Candidato 9 (0 votos)
- Candidato 10 (0 votos)

PARTIDO 3 (20% do total dos votos: direito a 2 deputado)
- Candidato 11 (7 votos)
- Candidato 12 (6 votos)
- Candidato 13 (5 votos)
- Candidato 14 (2 votos)
- Candidato 15 (0 votos)

     O objetivo aqui não é criticar ou defender este sistema e sim dar um exemplo claro de o porquê um partido aceita candidatos como o Tiririca e o Romário, por exemplo. Muitas pessoas, na “excelente idéia” de “votar em protesto” nestes candidatos, apenas estará fazendo exatamente o que os partidos querem! Eles criam estes candidatos que atrairão votos para que o partido tenha um percentual que garanta a eles “levarem de arrasto” os candidatos que de fato o partido quer que sejam eleitos (corruptos e defensores de interesses particulares, na maioria dos casos).
DICA 1: identifique a que partido estes candidatos “laranjas” estão filiados e não dê seu voto para um caditado (qualquer um) deste partido, caso contrário você estará apoiando este tipo de "iniciativa"!

2 – O que faz um deputado:
Deputado Estadual
- Propor, emendar, alterar e revogar e derrogar leis estaduais;
- Julgar, anualmente, as contas prestadas pelo governo do estado;
- Criar CPIs para investigar suspeitas de fraude;
Deputado Federal
- Propor, emendar, alterar e revogar e derrogar leis federais;
- Julgar, anualmente, as contas prestadas pelo governo federal;
- Criar CPIs para investigar suspeitas de fraude;
- Fiscalizar as leis formuladas pelo senado.

DICA 2: se uma das funções dos deputados é fiscalizar o governo, não é nada coerente votar em um deputado do mesmo partido do governo que você votou. Ou seja, se votou em um governador de um partido, vote em um deputado de outro (pense em quantas fraudes não são anunciadas, porque um deputado é do mesmo partido do político que ele está auditando e, como já vimos antes, ele depende da sua legenda até para ser eleito).


VOTO PARA SENADORES
     Com certeza, todos tomaram conhecimento da "podridão" que emergiu do nosso senado no último ano. Bom, sem entrar neste capítulo, restrinjo-me apenas a identificar que todas as regalias das quais eles desfrutam foram aprovadas por eles mesmos em um sistema do tipo “aqui as coisas funcionam deste jeito”. Isso é reflexo da falta de renovação desta casa. Eles criam regalias, pois sabem que estarão lá nas eleições seguintes.
DICA: renove o Senado! Vote em políticos que nunca estiveram lá!


VOTO PARA GOVERNADOR E PARA PRESIDENTE
     Já falei sobre isso em um post anterior. Novamente é a ideologia do partido que sustenta o candidato. Se o partido for populista, o futuro político priorizará projetos para as minorias. Se o partido for democrático, os projetos atingirão toda a nação. Exemplo: o Bolsa Família foi implementado por um partido populista. Ele não se aplica a toda a nação e sim a um grupo de pessoas que se enquadram nos requisitos do projeto. Já o projeto dos Genéricos foi implementado por um partido democrático e atinge toda a nação.
DICA: não "olhe" para as promessas, "olhe" para a ideologia do partido! É isso que o político, quando eleito, irá respeitar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário