terça-feira, 27 de julho de 2010

O dia-a-dia é inspirador

    Trago dois exemplos que traduzem o que tentei dizer com este título:


     Dias atrás, estava caminhado na rua. Fazia o trajeto mercado-casa. Ao passar ao lado de um sinal que estava fechado, um motorista, enquanto esperava a luz verde, arremessou uma latinha pela janela. Fui até a lata, a peguei e a devolvi ao dono, dizendo "Senhor!!! Você deixou cair sua lata. Por pouco ela não fica pela rua virando lixo e entupindo bueiros". A cara de constrangimento dele só não foi maior daqueles que eu acredito se tratar de sua esposa e filho. Então, o sinal abriu e quando o carro arrancou, ele jogou a lata pela janela novamente.

***

     Onde eu trabalho, o café que servem é péssimo e nos cabe fazer nosso próprio cafezinho. Cabe ao primeiro colega que chegar a tarefa de preparar o café. Mas e quando ele acaba? Bom, ai algumas fragilidades da equipe, como a falta de iniciativa, são expostas. Dias atrás, dediquei alguns minutos do meu trabalho a observar isto. Intrigado, percebi que alguns colegas iam e voltavam rapidamente até o café. Foi então que percebi que ele havia acabado e, ao perceber o mesmo, os colegas que iam em direção ao desejado liquido escuro voltavam para suas cadeiras (talvez, na esperança de que alguém tomasse alguma atitude). Bom, levantei, coloquei um café para passar e voltei para a minha mesa. Quando a água terminou de passar, ao invés de colocar o café na térmica e limpar a cafeteira, o primeiro colega que se serviu, pegou seu café e voltou para sua mesa, deixando cafeteira ligada e térmica vazia. Pensei em falar algo, mas desta vez desisti.


     Há muitas, mas muitas pessoas pensando em resolver apenas o SEU problema. O que importa é EU me livrar do meu lixo, independente se vou jogá-lo pela janela ou reciclá-lo. Fundamental é que ele não esteja na MINHA casa. Também pouco importa se meus colegas tomarão café frio ou queimado, o que importa é EU tomar o MEU café!

     Sabem, cheguei a conclusão que algumas pessoas talvez nunca mudem (se tentarmos, ainda nos acharão arrogantes ou malas). Para não pensar que desisti de tentar fazer as pessoas mudarem, achei melhor pensar nelas como paisagens e então surgiu a seguinte frase:



Observar é a melhor ação quando se está diante de uma paisagem. Às vezes, não há o que entender e tampouco conseguiremos mudá-la.
.

4 comentários:

  1. Pessoas egoístas, mal educadas que só olham e sabem do seu umbigo !
    Essas situações que falaste, são tão, tão comuns !!
    Será que custa, quando terminar o café, o próximo tomar a iniciativa e fazer outro ? Mas isso não é solidário, né ? Para que vou fazer para eu tomar uma xícara e mais 10 ?
    Quanto a latinha, excelente.
    A última vez que fiz isso, foi com um pedaço de papel que chamei a pessoa "alegando" que ela tinha perdido um documento. Quase fui para casa digerindo papel.
    Má educação é triste !

    kisses

    ResponderExcluir
  2. É engraçado. O lance do café que tu falou também acontece no meu local de trabalho. Estou cercado gente em inicio carreira dos quais poderiam praticar da educação que adquiriram com seus professores. Também de senhores com família e/ou filhos que de certa forma deveriam dar o exemplo de consideração para com os que fazem café, tomando alguma iniciativa. Claro, há exceções. Entretanto, o que esperar da maioria (que apenas consome o café que fazemos) em diversas outras situações mais complexas?
    Obviamente, fazer o cafezinho não beatifica ninguém, mas é um indicador de uma boa personalidade.
    O conceito de "empatia" nunca ficará claro para alguns, não importa quem e quão sábios sejam ou achem ser. Lipps e Jung devem estar se revirando em suas covas agora, lol.

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigos, quem ensina bom senso, cidadania e gentileza? Os pais? Os amigos? Confesso que não sei, mas felizmente nós aprendemos e, infelizmente, somos minoria.
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a minoria das pessoas nos dias de hoje pensa no próximo.

    ResponderExcluir