sábado, 17 de abril de 2010

Seja irracional e tenha uma vida feliz!

Estava lendo sobre Max Weber e descobri que depois de tanto estudar história, filosofia e sociologia, o cara entrou em depressão e tornou-se um sujeito melancólico. Acontece que ele não é unanimidade no meio. Outros pensadores influentes como Heidegger, Sartre, Nietzsche e o próprio Platão deixaram a vida desiludidos, depressivos ou completamente malucos. Acontece que todos esses caras tinham algo em comum: foram profundamente racionais.

Usando um pouco a lógica deles, já parou para pensar como fazemos coisas sem sentido? Não é racional ir a um show de rock se você pode assisti-lo em casa, pela TV e desfrutando do seu conforto. O mesmo vale para os jogos de futebol. Por que ir a um estádio, gastar com deslocamento e perder tempo se você pode comprá-lo pelo Pay-Per-View? Também não faz sentido você ligar para uma pessoa que você gosta só para repetir isto para ela, afinal, ela já sabe! Por que damos presentes de aniversário para alguém que também nos presenteia nesta data? Seria muito mais racional acordar com ela que a troca é desnecessária, pois cada qual que compre para si o que bem entender. Sem falar que nada é mais irracional que dar um presente. Se dermos o dinheiro, a pessoa pode comprar o que ela querer, já o presente possui uma margem de descontentamento muito grande. E já que tocamos no assunto presentear, o que dizer do Natal? Qual o sentido desta data? ...e por ai vai!

Se começarmos a pensar com racionalidade sobre tudo que fazemos, começaremos a concordar que a maioria de nossas ações são ilógicas e correremos o risco de perceber que a nossa existência é banal. Caso isto aconteça, juntar-nos-emos ao grupo de filósofos acima e terminaremos nossas vidas depressivos e desiludidos com a nossa futilidade.

Engraçado, mas nunca tinha percebido o quanto é saudável ser lúdico e irracional. Raciocine com parcimônia!

8 comentários:

  1. Agir de modo irracional pode ser interpretado como agir de modo emocional. Deixar-se levar por emoções e sentimentos parece, aos ditos seres racionais, um tanto quanto inútil, já que consome uma energia desnecessária. Logo: presentear e ser agraciado com presentes, sujeitar-se ao desconforto para assistir a uma partida de futebol e outras ações do gênero parecem irracionais, pois são intentadas com o objetivo de satisfazer a emoção. Afinal, não há emoção maior do que assistir ao seu time ganhar e vibrar com a torcida ou presentear alguém e dizer o quanto ama essa pessoa para firmar um relacionamento cada vez mais.
    Até mesmo seres tão racionais sucumbem à emoção. Muitos deles o fazem racionalmente, por mais que pareça paradoxal, com o intuito de preencher uma lacuna sentimental dentro de si mesmos.

    Ainda com o tema em mente, proponho um outro a ser discutido. Com o seguinte título: SEJA ALIENADO E TENHA UMA VIDA FELIZ.

    Essa é a visão que tenho. Alienar-se dos fatos, das notícias, das injúrias, dos problemas é muito mais fácil do que se preocupar e buscar uma solução e uma mudança. Toda vez que reflito sobre isso penso se todos os meus esforços um dia valerão a pena e se não é mais fácil simplesmente chegar em casa, abrir minha cerveja e assistir ao grenal.

    Talvez os surtos de Weber tenham uma explicação. Ao contrário de Durkheim - pai da sociologia moderna - suas análises da sociedade não eram feitas com uma visão externa. Explico: Durkheim analisava o fato social como um objeto quase físico e com um olhar externo e passivo. Já Weber fazia o contrário, colocando-se dentro da sociedade para analisá-la. O primeiro dizia que somos frutos da sociedade; o segundo, que a sociedade é o produto das ações do homem. Acredito que, com isso, Weber tenha enxergando quão podre é o ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Lucas!
    O Fato Social de Durkeim era justamente esta forma imperativa como a forma de pensar da sociedade age sobre os individuos (também acho que Durkeim estava mais certo que Weber).
    Sobre o tema, já pensei em escrever várias vezes sobre ele. Outro título que cairia bem: A Ignorância é uma Dádiva!

    ResponderExcluir
  3. Só uma ressalva: não disse que Durkheim estava certo, nem mesmo Weber. Prefiro deixar essa conclusão pra quem quiser enlouquecer.

    ResponderExcluir
  4. Nos deparamos com uma pergunta lógica!!!??? irracional!!?? Não sei - Qual o sentido da vida? Percebo que para cada pessoal que pergunto a resposta muda. Todos este filósofos buscavam algo em comum e deram ao longo do tempo sua resposta que com certeza dentro de um contexto acertaram. Hoje temos que nos reinventar. Uma coisa considero certa: Não será a ação dos outros que definira meu caminho, meu objetivo.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, acredito que a vida não possui um sentindo, mas sim um significado e um propósito e isto irá variar para cada pessoa. Escrevi sobre isso certa vez: http://taosofia.blogspot.com/2009/07/importancia-do-significado-e-do.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sou apologista da visão do sociólogo Émile Durkheim. Ele analisava a patologia da sociedade, dizia que as sociedades modernas são doentes porque sofrem de anomia.
    As sociedades estão tão submetidas a mudanças tão brutais que o conhecimento colectivo não estabelece um corpo de regulamento adequado, seja pela ausência de vontade, como também, pela falta de maturidade das pessoas que integram esse conhecimento colectivo.
    Para que funcione adequadamente o sociólogo deve manter-se neutro ante ao facto observado. Ele dizia também que, para haver um bom resultado,o sociólogo deveria encarar os factos sociais como "coisas".

    Não concordo em que devemos deixar-nos ser alienados dos problemas sociais e, do sistema em geral. A alienação é um dos "cancros", que está a invadir a população mundial.

    Abraços,
    LUmeNA

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,
    Não trata-se de alienação, apenas de uma constataçõ de que o ludico vive no irracional (não podemos tentar encontrar razão para tudo). Em relação a Durkeim, também acho uma excelente leitura. Acredito apenas que anomia era definida por ele como um estado social, no qual a pessoa se vê completamente desgostosa com a sociedade e não se sente parte dela (não pela exclusão, mas pelo desgosto mesmo). Inclusive, para ele, este era um dos motivos que levava as pessoas ao suicidio (ação muito estudada por ele, em virtude desta ter sido a origem da morte de seu filho).

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. E... Ainda nessa linha, não podemos perder de vista todo a engrenagem vertida pela Física Quântica... Ela extirpou qualquer conceito maniqueísta... Vê-se, que há, de real, na aparente verdade, a visão do observador...Ou seja, a verdade de um não pode se sobrepor a do outro, por conta de uma série de variantes que existe entre eles... Desse modo, nada melhor do que o respeito e a plena ciência de que não lhe é lícito se arvorar da verdade, mas, apenas, ser sensato não suas ações... E não se perder nos mosaicos existente e buscar a sua linha de pensar... Respeitando, por certo, linhas outras...
    "OU NÃO", como diria o conterrâneo Caetano... Aplicador cotidiano dos princípios da física quântica....
    Muita paz,
    Thays Ricarte

    ResponderExcluir