terça-feira, 27 de abril de 2010

Pare de desejar tudo!

Quinta-feira passada, decidi ir para a faculdade de ônibus, pois, após à aula, iria ao jogo do Internacional e assim evitaria o transtorno de ter de encontrar uma vaga. Vendo-me com os livros na mão, indo para à UFRGS e todo vestido com as roupas do meu time, o cobrador (trocador para algumas regiões) do ônibus disse-me:

- "Bah, tu vai estudar na federal e depois vai ao jogo do nosso colorado. Enquanto isto, eu aqui, trabalhando até à meia-noite!" e, com um semblante irônico de que estivesse prestes a dizer "como é bom ter grana", concluiu:
- "O que eu preciso fazer para ter esta vida?"
Então perguntei:
- "Quantos anos você tem?"
- "19", respondeu o cobrador.
Para finalizar, disse-lhe:
- "Então você já está no caminho certo, pois, com a sua idade, eu era cobrador de ônibus. Muitas vezes, deixei de estar com meus amigos, com a minha família ou de fazer algo que queria para chegar aonde cheguei e também sei que ainda precisarei abrir mão de muita coisa para chegar onde pretendo. Minha vida não foi fácil, meus pais que o digam, mas isso nunca foi motivo para eu desistir. Aliás, isto sempre me motivou a querer mais".

Conversamos mais um pouco e desci em seguida. Pela cara dele, que observei enquanto o ônibus se distanciava após eu ter descido, ele certamente refletiu a respeito. Também fiz minha reflexão.

As pessoas desejam tudo! Desejam estudar nas melhores universidades, desejam os melhores empregos ou abrir sua própria empresa, desejam os melhores bens e por ai vai. Ou seja, apenas desejam. Poucos percebem que a distância entre o desejo e a realização é a ambição ou percebem e por isso ficam apenas desejando.

Quer realmente alguma coisa? Então transforme isto em ambição e faça o que precisa ser feito. Como acredito na idéia de que a sorte é quando a oportunidade encontra o preparo (já escrevi sobre isto), você sempre precisa estar preparado, pois as oportunidades irão aparecer (mesmo que você tenha de criá-las).

6 comentários:

  1. Júnior:
    como vc, acredito e sei muito bem que nada chega de mão beijada nesta vida. Muitos transformam também aparência em facilidade, ou seja, alguem para estar desfrutando de algo com prazer tem que ter obtido isto com facilidade. Sabemos que isso não é verdade,.

    A distância entre desejar e realizar nunca foi tão curta quanto o trajeto de ônibus que vc fez para ver o colorado...estaria mais para uma viajem de charrete daqui ao Amazonas. Cheia de surpresas e obstáculos, Serras para subir, em alguns momentos, a descida pra ajudar.

    O que falta é as pessoas perceberem que nada e da noite para o dia. Mesmo aqueles q de berço nasceram felizes, muitas vezes para continuar tendo o padrão a que estão acostumados tem q trabalhar mais ainda, porque possuem famílias exigentes, e se assim não for, quando a estrutura familiar lhes faltar, bom , o bicho pega.

    Quem não tem esta oportunidade tem que fazer tudo que estiver ao seu alcance para conquistar o que quer. Sentar e esperar a vida toda não traz nada, "DEUS", não vai te trazer seus sonhos até vc.

    Não gosto que achem que tudo foi fácil para mim, nem que o é. Aqueles que assim pensam não estão errados. Estão é muito mal informados e pouco sabem ao meu respeito e isso se aplica a qualquer pessoa que acha que o caminho é curto entre o desejar e realizar.
    belo post
    abs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amiga!

    Sabe aquela lembrança remota da mulher segurando os filhos com uma mão e aquecendo a comida do maridão com a outra? Hoje, esta mulher foi substituída, em grande proporção, por uma que em uma mão segura o filho e com a outra folheia os livros e as apostilas da faculdade. Ou então, enquanto dirige com uma, com a outra agita para obter silêncio da filha no banco de trás do carro. Além de você ,conheço outras grandes mulheres (Magali, Priscilla, Priscila...) que foram mães bem cedo e criam seus filhos/filhas sozinhas. "Cagam" para pensão e se matam estudando. Ou seja: entendem e aplicam de fato que o esforço trará tudo que precisam e não o lamento.

    Admiro vocês.

    ResponderExcluir
  3. Eu não desejo o máximo, eu ralo para ter o que almejo. às vezes me ative a somente desejar isso ou aquilo e daqui a pouco a ficha caía, putz, vai cair de que? paraquedas ???
    cada dia é uma ralação para ter o que quero, e construindo coisas, pois para mim nunca foi fácil também, ainda não é. Cada dia é uma batalha, uma conquista, algo alcançado. Às vezes umas frustrações, depois a retomada e assim segue.
    Se ficasse só no desejar, estaria lá no meu interior ainda. Acho que sempre temos que almejar algo, seja profissional, financeiro, pessoal, só assim a gente cresce, evolui, melhora.

    E hj to cansada !!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Isso também é fundamental: entender que a realziação de um longo prazo é feito de pequenas ações diárias.
    "O degrau mais importante de uma longa subida não é o primeiro nem o último e sim o próximo.

    bjs, Felícia!

    ResponderExcluir
  5. Ba, adorei ler esta matéria meu querido colega.. eu aqui estudando algebra sem mto rumo, é bom saber da tua historia de vida e levar como exemplo.. vamo que vamo entao brother!!

    ResponderExcluir
  6. Ué, não entendi como fui "excluída" da seleção, rsss.. já inserida novamente.
    Sempre passo por aqui, além de todos os meus blogs mais chegados.
    Mas é que, às vezes, estou tão corrida ou cansada que não opino, somente leio.
    Essa brincadeira toma tempo, sabia ?
    E ultimamente o tempo que me resta, quero descansar.
    To correndo bastante, ainda bem, então to sempre meio cansada final da tarde ou então louca pra fugir da frente do computador onde passo o dia !

    obrigada pela visita lá no meu tb !

    bjs

    ResponderExcluir