sexta-feira, 23 de abril de 2010

Já reparou o quanto somos egoístas?

Há quem confunda egoísmo com altruísmo e isso é mais comum do que pensamos. Na verdade, a questão é que o egoísmo não é algo tão ruim assim e altruísmo é algo quase inexistente em nosso meio.

Quando você fica com alguma coisa que poderia dividir, isso é egoísmo ou altruísmo? Para a maioria, a primeira opção. Agora, digamos que você tenha uma roupa em casa e decidi doá-la? O que estará sendo? Embora eu saiba a opinião da maioria, darei a minha: estará sendo profundamente egoísta!

Você não doa uma roupa porque se preocupa mais com a outra pessoa do que com você, mas sim porque tem várias peças sobrando e, ao invés de jogar fora, prefere fazer alguém feliz. A satisfação da pessoa ao receber lhe faz bem e, no fim das contas, só está agindo desta forma porque se sentirá bem. Ou seja, também é egoísmo. No entanto, se você não doar também estará sendo egoísta. Calma, eu explico!

O egoísmo pode ser positivo (quando a sua ação ou negligência faz bem para outras pessoas) ou pode ser negativo (quando a sua ação ou negligencia prejudica alguém), mas não podemos confundi-lo com altruísmo. Se você jogar fora algo que poderia ajudar alguém, o egoísmo é negativo. Se ajudar porque lhe satisfaz a alegria de alguém, ai é positivo. Mas e o altruísmo?

Altruísmo é quando o bem-estar de outra pessoa (qualquer pessoa) é mais importante do que o seu. Se você for morar na rua para doar sua casa, abrir mão do seu emprego para um colega ganhar uma promoção ou andar descalço para que alguém possa ter um tênis, ai sim você estará sendo altruísta, caso contrário, é apenas mais um egoísta positivo.

6 comentários:

  1. Sim, há muita gente que confunde egoísmo com altruísmo.
    Normalmente percebemos a existência do egoísmo da seguinte forma: a natureza, as pessoas, as coisas e os animais estão para nos servir, ou seja, aqui entra o ego. Tem-se a percepção de individualidade. Não é nem mau nem bom, depende da forma como o utilizamos.
    Na visão egoista está ligada ao nosso ego, e sabemos quando temos medo de perder algo.
    Na visão altruista fazemos parte de um todo e sabemos que tudo está conectado. O ego dentro do altruismo é usado como ferramenta para construir, doar...

    Depois disto tudo, para chegar à ideia de que os dois conceitos, egoismo e altruismo, poder-se aplicar da mesma forma?
    Se o egoismo está patente no "eu” e o resto das coisas.
    E o altruismo está patente no todo e sabe que tudo está conectado.

    Como é que uma pessoa pode considerar-se altruísta e egoista ao mesmo tempo, se as formas de conexão são diferentes?

    Abraços,
    LUmeNA

    ResponderExcluir
  2. Este é o ponto! Às vezes, as pessoas acreditam estar sendo altruistas, mas estão sendo egoístas. Ou seja, vc tem razão. Ninguém é os dois ao mesmo tempo. N aminha opinião, na maioria das vezes, somos egoístas.
    Pergunto: será que todos doariam suas roupas se tivessem apenas a do corpo? Será que doariam um pão (ou dividiriam) se tivessem só aquele?
    É muito fácil ser "altruista" na riqueza.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. "...será que todos doariam suas roupas se tivessem apenas a do corpo? Será que doariam um pão (ou dividiriam) se tivessem só aquele?"

    Nesse ponto de vista o "se", está como uma condição.
    É óbvio que ninguém doaria a sua roupa se tem somente essa no corpo, ou doaria o pão se tivesse só aquele, mas um altruísta dividiria esse pão.

    É fácil, ou possível ser-se altruísta na "pobreza".
    Se formos pôr essa questão nesses moldes, não se define os dois conceitos.

    Abraços,
    LUmeNA

    ResponderExcluir
  4. Geralmente as pessoas são egoístas e porquê?

    Penso, que aqui está a principal resposta, que é a nossa mente que fabrica o ego.

    LUmeNA

    ResponderExcluir
  5. Não estou dizendo que um pobre não pode ser altruista, apenas que (utilizando o seu exemplo) as pessoas não dividem o pão. Elas doam o que não querem mais comer (só para se sentirem bem com aquilo) e se consideram altruistas. E não são.
    Altruísta não é aquele que dá esmola, mas o que ajuda.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fantástico.Gostei bastante do post,profundo!!!

    ResponderExcluir