segunda-feira, 19 de abril de 2010

Celebridades e Falta de Personalidade


     É impressionante a influencia da televisão na vida de algumas pessoas. Na boa, fico muito espantado com capacidade deste meio de comunicação em determinar o que a massa irá gostar e fazer com todos acreditem que estão optando. Na verdade ela apenas explora uma ausência.

     Estava lendo meu jornal e vi uma reportagem sobre a festa de encerramento do Big Brother. Nesta, os participantes, para adentrarem ao evento, tinham de serem escoltados devido ao assédio do público. Mas por que eles estavam sendo assediados? Por que as pessoas queriam tocá-las e tirar fotos? O que os participantes do programa fizeram para receberem tamanha atenção?

     Outro fato intrigante: alguém já ouviu falar em um garoto chamado Fiuk? Pois é, o jovem é filho do Fábio Júnior e tornou-se um fenômeno teen-ager. Vi uma reportagem dele no Fantástico e a minha surpresa foi ouvi-lo cantar. É terrível. Muito ruim mesmo, porém seu show estava lotado. E lá vieram as dúvidas? Por que tantas adolescentes gostam de um cara que canta tão mal? E tive minha resposta: ele é a "estrela" da Malhação (novelinha de fim de tarde da Globo). Ou seja, novamente a televisão determinou o que as pessoas iriam gostar.

     Fiquei pensando "eles devem estar admirando a obra destas pessoas". Mas que obra? O que uma figura do Big Brother fez? E o tal do Fiuk, se todas as músicas dele foram escritas por outras pessoas (informei-me a respeito) e a sua voz, única coisa original ali, é sofrível? O que as pessoas admiram nesta gente? Resposta: sua imagem. Como não são atores, não são músicos, não são escritores e não possuem qualquer obra que justifiquem admiração, cria-se, pela própria mídia, uma justificativa para tal: são Celebridades. E o que precisa alguém para ser uma celebridade? Espaço na mídia para divulgação da sua imagem. Exatamente. Apenas isto, imagem!

     Quanto mais humilde e/ou dependente for uma pessoa, menor será a sua personalidade. Por conseguinte, maior será a necessidade de encontrar uma imagem para admirar (não se julga capaz de admirar a si mesmo ou ter opinião sobre uma obra e, portanto, precisa que alguém diga o que ela deve admirar). Não importa o que o seu idolo faça, desde que seja uma imagem. E ai entra a televisão. Ela lança uma imagem e as pessoas de pouca personalidade admiram. Quando a troca, as pessoas não perguntam onde estava a anterior, pois estão deveras atentas à nova. Faça o teste: balance uma bola na frente de um cachorro. Em seguida, troque a bola e torne a balançar. Ele novamente contemplará a bola. Repare que ele não vai se pronunciar em desagrado (como quem diz "Ei, a bola que eu gostava era a outra e não essa ai"), pois não é provido de personalidade. Assim como o cão, os sem personalidade não questionam sobre os antigos Big Brother e migram sua admiração, com a naturalidade canina, para os novos. Tão pouco as fãs do Felipe Dilon perguntam que fim deu seu ídolo, pois agora elas têm o Fiuk (exemplo clássico de material da mídia)!

     Enquanto houver ausência de personalidade nos telespectadores, teremos de conviver com programas ruins e artistas sem talento. Ou seja: conformem-se, pois não acredito que chegaremos a uma evolução em que todos sejam capazes de escolher o que querem admirar.

6 comentários:

  1. Nossa Júnior, estava comentando a respeito disso ontem com meu marido. Infelizmente isso é resultado da falta de cultura e personalidade das pessoas, como vc mesmo falou. E, não vejo um futuro melhor não, não gosto de ser pessimista, mas...

    ResponderExcluir
  2. O pior é que estas pessoas, as mesmas que são influenciadas a gostar de alguém, são obrigadas a votar!

    ResponderExcluir
  3. Eu diria, enquanto houver analfabetismo, os meios de comunicação, os poderosos que nos governam, nos manterão na sombra.
    O analfabetismo em massa, o insucesso escolar, a desinformação, o controle da população, tipo "Big Brother", não seremos livres.
    Actualmente vivemos num mundo globalizado, após várias mudanças políticas e econômicas terem ocorrido para que isso acontecesse, e hoje sabemos de coisas que acontecem em qualquer parte do globo terrestre em tempo quase real, através da internet.

    O sistema está feito assim...

    Abraços,
    LUmeNA

    ResponderExcluir
  4. É por isso que eu escolhi ser uma cristã(pequeno Cristo),aprendendo e seguindo os passos de Jesus.Infelizmente as pessoas estão imitando o mal as coisas pagãs e erradas,preferem ser escravas de um tv ao invés de ser servos do Senhor.Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida ele nos envolde de modo extraordinário e ao permitir que o Espírito Santo de Deus retire todo lixo do peque e renove nosso ser encontramos verdadeiramente o que somos.Pois em Cristo temos Vida e Vida em abundância!!!

    Tammy'Natural.

    ResponderExcluir
  5. Olha Lu, tenho muitos amigos com formação superior que assistem estes lixos. Talvez a questão seja mais para uma revisão de valores pessoais.

    Olá Tamires,
    Acredito que é justamente isto que falta para as pessoas: uma filosofia mais espiritual. Não necessariamente cristã, mas qualquer uma que as faça preencher o vazio que suas vidas devem ser.

    abraço à todos!

    ResponderExcluir