terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gosto não se discute!

Sempre achei esta afirmação discutível. Por mais que as pessoas possam ser diferentes, nunca consegui aceitar bem a idéia de determinados povos gostarem de certas comidas ou de certos gêneros musicais serem aceitos como boa música. Ao mesmo tempo, não me sinto bem sendo "ortodoxo" com aquilo que julgo de bom gosto. Sai deste impasse quando li a respeito do filosofo Locke.

John Locke era um filósofo empirista britânico que viveu entre 1632 e 1704. Para ele, há uma grande diferença entre Qualidades Sensoriais Primárias e Secundárias. Por Qualidades Sensoriais Primárias, Locke entende tudo aquilo que não varia e que todos irão concordar: peso, forma, volume, movimento e número de coisas. Em relação a elas, nossas impressões sempre serão as mesmas e sempre estarão certas. Estas impressões nos levarão a uma nova definição sobre o que estamos analisando e isso Locke chama de Qualidades Sensoriais Secundárias.

Como exemplo, Locke usa a laranja. Todos concordarão que ela possui forma arredondada, líquido no seu interior e este é protegido por uma casca (qualidades primárias), porém não se pode afirmar que a fruta é saborosa, doce ou bonita, pois estas são qualidades secundárias. Ao falar sobre suas impressões, você apenas está descrevendo o impacto das Qualidades Sensoriais Primárias da laranja em você. Estará errado quem disser que a laranja é quadrada, porém nunca estará errado quem disser que é doce e saborosa ou quem afirmar que ela é azeda e ruim. Ambos estarão certos. Ninguém está errado por descrever o que sente e o que percebe!

A maioria das mulheres, sempre que vestem uma roupa nova, perguntam para o seu amigo, namorado, noivo ou marido o que ele achou da roupa. Se for um vestido, ambos concordarão que ele é feito de tecido e cobre o corpo, afinal são qualidades primárias. O impacto destas impressões no homem podem apenas levá-lo a considerar o vestido caro e feio, enquanto a mulher esperava que ele concordasse com ela e o achasse lindo, incrível, único e baratíssimo!!! E a recíproca é verdadeira.

Imaginem um homem assistindo à final da UEFA Champions sendo disputada entre Barcelona e Real Madrid. Se ele perguntar para mulher o que ela acha disso, é muito provável que ela apenas utilize as qualidades primárias para definir o evento: 22 homens correndo atrás de uma bola. Ela não estará errada em não perceber nada além disso e nem o homem estará errado em achar que está diante do maior espetáculo da Terra.

Gosto nada mais é do que o impacto das Qualidades Sensoriais Primárias em cada pessoa. Portanto nunca o discuta com alguém, pois duas pessoas reagirão de maneira diferente a uma mesma coisa e, se quiser saber se algo é bom, bonito, agradável ou saboroso, pergunte a você mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário