domingo, 7 de março de 2010

CRISE = DECISÃO + OPORTUNDIADE

Tenho uma amiga que está atravessando um momento de crise. Até então, ela morava em uma região pacata de Florianópolis com seu marido, funcionário público de uma grande estatal. Sem dúvidas é o sonho da maioria dos casais. Tudo ia bem até que ele a chamou para uma conversa na qual lhe informou que não queria mais manter o relacionamento. Sem mais explicações, ela viu sua vida girar em 180º. Precisava agora, de um novo local para morar, de um emprego e de constituir sua própria carreira. Ou seja, uma situação de crise.


Para nós ocidentais, a palavra crise vem do Grego krísis, que significa momento crítico e de decisão. Para os chineses, o ideograma que representa a crise é junção dos ideogramas oportunidade e perigo. Pensando bem, acho que ambos estão certos.

Há alguns anos, eu trabalhava (estagiava, melhor dizendo) como técnico de informática em uma empresa terceirizada no Pólo Petroquímico de Triunfo (RS). Ganhava apenas o suficiente para pagar meu curso na Ulbra, cujo objetivo era manter este estágio. Pois é, gostava da minha vida, apesar de não ver muito futuro nela, mas tinha meus amigos por perto e confesso que sobrava grana para umas festas. Até que, um dia, fui demitido. Estava diante de uma crise, pois não tinha mais dinheiro e a região não proporcionava muitas opções de emprego (sem contar que tive de trancar o curso). Mudei para Porto Alegre, onde moro até hoje. Resumindo a história, terminei meu curso na Ulbra e hoje sou aluno da UFRGS e gerente de projetos em um grupo empresarial com mais de 4000 funcionários.

A crise trouxe-me a OPORTUNIDADE de trocar de cidade (certamente não teria tomado esta DECISÃO se não fosse a necessidade). Em relação a minha amiga, hoje ela já conseguiu um novo local para morar e conseguiu um novo emprego. Sem dúvidas, ela, assim como eu, ingressará em uma vida melhor e com novos horizontes (desde que continue encarando a crise da forma correta).

Não estou sugerindo que sejamos positivistas ou otimistas, mas apenas que as crises sejam encaradas de acordo com o seu significado. É um momento crítico, de oportunidades e no qual precisaremos tomar decisões. Reflita sobre suas crises e perceberá que só as contornou quando as encarou desta forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário