Apesar de já ter deixado claro que não possuo ou sigo qualquer religião, um dos ensinamentos que mais respeito e sigo foi escrito pelo teólogo neo-ortodoxo estadunidense Reinhold Niebuhr (1892–1971) e é conhecida como a Oração da Serenidade. Poderia procurá-la no Google, como fiz para "lembrar" a data de nascimento e morte do autor, mas prefiro transcrevê-la como a lembro (se recordo desta parte é por que este é o ensinamento que sigo):
Utilize a serenidade para aceitar as coisas que não se pode modificar, a coragem para modificar aquelas que pode e a sabedoria para distinguir uma da outra. Viva cada dia de cada vez, desfrute cada momento da mesma forma e, sempre que necessário, considere o mundo como ele é e não como você gostaria que fosse.
Após ler e refletir sobre a frase, pense quanto tempo já desprendeu tentando mudar algo que não poderia mudar; quanto tempo perdeu questionando algo que simplesmente poderia ter mudado e quantas vezes ignorou sua sabedoria e evitou distinguir um evento do outro. Se encontrar muitos casos, coragem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário